Incidente na Fronteira: Soldados Norte-Coreanos Entram Acidentalmente na Coreia do Sul
Em um incidente que marca a tensão contínua na península coreana, soldados da Coreia do Norte cruzaram brevemente a fronteira fortificada com a Coreia do Sul nesta terça-feira (18), antes de recuar após disparos de advertência.
Detalhes do Incidente
O comando militar de Seul relatou que “dezenas de soldados norte-coreanos” atravessaram a Linha de Demarcação Militar, mas acredita-se que o ato foi acidental. Este é o segundo evento similar em menos de duas semanas.
Contexto Histórico
As duas Coreias estão tecnicamente em guerra desde o conflito de 1950-1953, que terminou com um armistício e não um tratado de paz. A fronteira é uma das mais vigiadas do mundo e inclui uma zona desmilitarizada.
Motivação do Incidente
Acredita-se que a incursão foi motivada pela explosão acidental de minas enquanto soldados norte-coreanos realizavam trabalhos de construção perto da fronteira.
Tensões Recentes
As relações entre as Coreias se intensificaram recentemente, com a Coreia do Norte lançando balões contendo lixo e propaganda contra o Sul. Em resposta, o governo sul-coreano retomou o uso de alto-falantes com propaganda na fronteira.
Publicado por Sarah Américo
*Com informações da AFP
Fonte: Jovem Pan News
Comentários