Forte, intensa e eficaz. A Áustria se recuperou da derrota para a França na estreia e bateu a Polônia por 3 a 1 na segunda rodada da Eurocopa 2024. A seleção austríaca mostrou qualidade técnica e força física para dominar os poloneses e renascer na competição.
Com a vitória, a Áustria assumiu, provisoriamente, a liderança do Grupo D, superando França e Holanda, que ainda se enfrentam na rodada, nos critérios de desempate. Na última partida, os austríacos fazem um duelo direto contra a seleção holandesa, valendo a vaga nas oitavas.
A Áustria demonstrou ambição desde o primeiro lance da partida. Literalmente. Logo na saída de bola, a seleção preparou uma jogada ensaiada e visitou a área da Polônia pela primeira vez. O lance simbolizou o ritmo ofensivo dos austríacos durante o começo do duelo e recuou os adversário para dentro do seu campo de defesa.
A seleção austríaca apostou nas jogadas aéreas e criou com volume ofensivamente. De tanto insistir pelo alto, aos oito minutos, Mwene ficou com a sobre na esquerda, após o primeiro cruzamento e novamente mandou a bola na área. Ainda dentro da área, o zagueiro Trauner apareceu livre no primeiro poste e testou nas redes.
Tentando evitar o erro de muitas seleções, a Áustria continuou atacando e evitou momentaneamente uma tentativa de reação da Polônia. A seleção comandada pelo alemão Ralf Rangnick continuou empilhando levantamentos na área adversária, mas não conseguiu repetir o sucesso.
Somente a partir da segunda metade da etapa, a Polônia acordou, colocou a bola no chão e igualou a intensidade. Em ritmo elevado, os poloneses subiram a velocidade da partida e também castigaram a zaga austríaca. No melhor momento na partida, Bendnarek recebeu na pequena área e finalizou em cima da marcação. No rebote, Piatek empurrou para as redes, decretando o empate.
A igualdade no final do primeiro tempo deixou o confronto equilibrado até a ida ao intervalo. Na volta para a etapa complementar, os dois times travaram uma batalha física muito forte pelo meio-campo e diminuíram as tentativas ofensivas.
A Polônia chegou primeiro ao ataque, mas sentiu a ausência de Lewandowski. A Áustria seguiu confiando na sua estratégia, mas diminuiu as tentativas aéreas e apostou nas transições rápidas. Aproveitando a postura ofensiva dos poloneses, os austríacos castigaram na metade da etapa final.
Aos 21, Prass tocou no meio e Arnautovic fez o corta-luz, deixando a marcação completamente confusa. A bola ficou nos pés de Baumgartner, que dominou livre, escolheu o canto e recolocou a seleção austríaca em vantagem.
A obrigação por pontuar obrigou a Polônia ser ainda mais ofensiva, já com a entrada de Lewa. O centroavante do Barcelona preocupou a defesa da Áustria, mas não intimidou o forte e eficiente ataque. Aos 30, Arnautovic aproveitou leve desvio no meio campo e disparou em liberdade por todo o campo de ataque. Na frente de Szcsesny, o atacante mostrou frieza e tentou o drible, mas acabou derrubado. Na penalidade, novamente frieza, bola de um lado e goleiro do outro para decretar a vitória austríaca.
Fonte: Ogol
Comentários