Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Brasil lidera mercado de Fintechs com quase 1/4 do seguimento na América Latina

21/06/2024 às 09:07
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O número de startups de tecnologia financeira, conhecidas como “fintechs”, na América Latina aumentou mais de quatro vezes nos últimos seis anos, conforme revelado por um relatório divulgado na última quinta-feira (20). Um especialista destacou que ainda há significativo espaço para crescimento na região.

De acordo com o relatório elaborado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a Finnovista, o número de fintechs na região cresceu de 703 em 2017 para 3.069 em 2023. A maioria dessas empresas, correspondente a 57%, tem como público-alvo a população desbancarizada da América Latina.

As fintechs que se concentram em atender pessoas sem acesso a serviços bancários geralmente oferecem produtos como empréstimos, enquanto aquelas voltadas para pequenas empresas tendem a focar em serviços de pagamento, conforme detalhado no relatório.

O Brasil lidera o cenário regional com o maior número de fintechs, representando quase um quarto do total, seguido pelo México com 20%, Colômbia com 13%, e Argentina e Chile com 10% cada.

“Um ponto evidente nos relatórios é a correlação entre avanços na regulamentação e a capacidade de crescimento em cada país”, comentou Anderson Caputo, chefe de mercados e finanças do BID, em entrevista. O estudo destacou iniciativas recentes de regulamentação no setor de fintechs no Chile, Equador e Peru, além da implementação de uma estrutura de “transações instantâneas e open finance” na Colômbia.

Este crescimento expressivo das fintechs na América Latina reflete não apenas a demanda crescente por serviços financeiros acessíveis, mas também o impacto das políticas regulatórias na promoção do ecossistema de inovação financeira na região.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias