CEIA Dom Alberto comemora 30 anos com homenagens e missa em Ação de Graças
Anuncie Aqui
CEIA Dom Alberto comemora 30 anos com homenagens e missa em Ação de Graças
O CEIA – Centro de Integração do Adolescente, conhecido como CEIA Dom Alberto, celebra este mês 30 anos de atividades tendo a missão de proporcionar às crianças e adolescentes, em risco social, um espaço de convívio saudável que os ajudem a desenvolver os valores humanos e cristãos, para que sejam agentes de mudanças e transformação social.
As comemorações, preparadas pela diretoria, foram marcadas por uma solenidade de homenagens em que os convidados puderam apreciar, na entrada do evento, uma bela exposição fotográfica entre outras peças de acervo, no dia 1º de junho, num sábado à noite, seguida de um jantar, na própria entidade. E no dia 2, uma missa em Ação de Graças na Paróquia São José Operário, celebrada por Frei Arcides Luiz Favaretto, Assistente espiritual do CEIA, e participação do Coral da entidade, com 30 crianças que apresentaram 3 músicas, regidas pelo maestro Felipe Guilherme, e a presença de paroquianos, autoridades, parceiros, colaboradores e amigos, secretários municipais, vereadores, o prefeito, Alan Guedes e clubes de serviços, entre outras instituições.
Ao ser anunciado pelo mestre de cerimônia, jornalista Alfredo Barbara Neto, para a sua homenagem, Francisco M.R. Chamorro, o Kinho, comoveu a todos. É que ele foi indicado por Dom Alberto Först, criador do CEIA, para ser o seu sucessor na presidência da entidade, por todo o seu histórico de amor e dedicação à instituição. E, entre outros homenageados, estavam também diretores do CEIA, representante da extinta entidade CEMENTE, colaboradores e instituições parceiras.
O presidente do CEIA, Laercio Pereira dos Santos falou em nome de sua diretoria, agradecendo a presença de todos, com o sentimento de orgulho e de gratidão a Dom Alberto e a todas as pessoas, voluntárias que impulsionam e mantém o CEIA funcionando, que são as diretorias e equipes de trabalho que passaram pela entidade, e as que continuam atuantes. “Gratidão especial a todos os nossos colaboradores, voluntários, pessoas e instituições que nos ajudam, seja com necessidades em materiais, por meio de projetos institucionais e emendas parlamentares, e os que fazem doações espontâneas, através de depósitos bancários e de outras formas”. Ele lembrou também que “desde o ano de 2005 temos uma importante parceria com a prefeitura Municipal de Dourados e que continua forte na gestão do prefeito Alan Guedes, a quem agradecemos.”, destacou.
De acordo com a coordenadora do Ceia, Simone Brasil Chamorro, ao longo dos 30 anos, a instituição atendeu a mais de 10 mil, entre crianças e adolescentes. “Trabalhamos em rede, junto à assistência social e educação, encaminhando os educandos para atendimentos na saúde e demais órgãos de proteção. Temos a parceria da Prefeitura com os termos de fomento e participação, convênio do FNAS (Fundo Nacional de Assistência Social), e temos a malharia, onde realizamos a confecção de uniformes, além de doações/promoções que ajudam na arrecadação para o sustento”, explica.
Funcionando em dois períodos, atualmente o CEIA atende a 190 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, no contra turno escolar, de diversos bairros que compõem a Paróquia São José e entorno. Fornece gratuitamente uniforme e quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar); os grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolvem atendimento psicossocial, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares, além do reforço escolar, oficinas de culinária, artesanatos, musicalização, teatro, esportes, cursos e palestras e encaminhamentos para tratamentos odontológicos e outras áreas da saúde, contando com um coral em atividades permanentes.
O CEIA foi fundado em 02 de junho de 1994, por Dom Aberto Först, até então bispo da Diocese de Dourados que, ao ver duas entidades enfraquecidas financeiramente, e por falta de pessoas para compor a direção para o bom funcionamento – a Soame (Sociedade Amiga dos Menores) e o Cemente (Centro do Menor Trabalhador Estudante) – logo teve a ideia de uni-las e fundar o Centro de Integração do Adolescente (CEIA), conhecido como CEIA Dom Alberto e o dirigiu por 15 anos. Em 2009 Dom Alberto foi embora para a Alemanha, sua terra natal, vindo a falecer em 1º de novembro de 2014.
A sede do CEIA fica à Rua Marcos Antonio Soares de Assunção, 935 – Jardim Cuiabazinho, Dourados MS – entre as ruas Eulália Pires e a Cornélia Cerzósimo de Souza. Cel/WhatsApp: 99956-3463 e Tel fixo: 3422-2642.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários