Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Combate aos incêndios no Pantanal de MS avança pela noite

21/06/2024 às 10:25
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Combate Noturno aos Incêndios no Pantanal Sul-Mato-Grossense

À noite, o combate aos incêndios no Pantanal sul-mato-grossense se torna mais eficiente. Na noite de quinta-feira (20), duas equipes do Corpo de Bombeiros enfrentaram um foco próximo à ponte do rio Paraguai, em Corumbá. Utilizando trator, motobomba e sopradores, conseguiram extinguir as chamas.

Em seguida, realizaram o trabalho de rescaldo para evitar a reignição, inclusive destruindo cupinzeiros que mantêm as chamas ativas por várias horas. Essa destruição é crucial para impedir que o fogo retorne.

A tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, explicou que o combate noturno tem vantagens significativas: melhor visualização dos incêndios, clima mais ameno e maior umidade, menos paradas para reidratação e menor intensidade das labaredas, permitindo avanço mais rápido.

As frentes de combate são diversas. O Corpo de Bombeiros Militar continua atuando na região do Abobral com uma guarnição de 13 militares. O fogo, detectado pelo Sistema de Comando de Incidentes (SCI) de Campo Grande, está próximo à Curva do Leque e Porto da Manga.

Em Porto Murtinho, militares combatem outro incêndio, também detectado pelo SCI, próximo ao Barranco Branco e à base avançada da cidade. Duas frentes de combate contam com o apoio do Exército Brasileiro.

Na região da Nhecolândia, em Corumbá, outra guarnição do Corpo de Bombeiros, composta por 8 militares, combate o incêndio florestal. Já na área do Forte Coimbra, os combatentes monitoram um foco de calor também identificado pelo SCI.

No total, foram utilizados quatro caminhões de combate a incêndio, três caminhonetes equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.

Nesta manhã de sexta-feira (21), uma equipe se desloca de barco para Maracangalha, localizada a uma hora e meia de Corumbá, para combater outro foco.

Paulo Fernandes, Comunicação do Governo de MS

Fotos: CBMMS

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias