Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Governo Federal deve anunciar “pacote de controle” para segurança pública

21/06/2024 às 09:37
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Planejamento em estudo pelo Ministério da Justiça quer aumentar a participação federal nas políticas de segurança pública, que hoje fica a cargo principalmente nos estados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou nesta quinta-feira (20/6) que o governo prepara um plano nacional para a segurança pública. De acordo com o petista, a proposta está sendo preparada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e será debatida também com os governadores.

Sem detalhar o que está em discussão, o chefe do Executivo disse que não pode anunciar algo que se prove ineficaz depois e que, por isso, fará uma ampla discussão antes de apresentar o texto. Lewandowski, porém, já indicou que o governo quer aumentar a participação das políticas de segurança, que hoje são feitas principalmente pelos estados e municípios.

“Eu vou apresentar para o Brasil, e com uma discussão com os governadores estaduais. Quero convidar a todos, de todos os partidos políticos”, disse Lula durante entrevista à Rádio Verdinha, em Fortaleza, Ceará. “Primeiro, eu tenho que ouvir a proposta do ministro Lewandowski. Depois, ouvir o que os governadores têm a dizer, para depois a gente construir. A gente não pode anunciar algo que depois não seja eficaz”, acrescentou.

Segundo o presidente, Lewandowski deve apresentar seu projeto nos próximos 15 dias. Ele também disse que ouvirá ministros que já ocuparam o cargo de governador, como Rui Costa (Casa Civil) e Camilo Santana (Educação). “Quero pegar essa experiência acumulada dos governadores, para que a gente possa chamar aqueles que estão exercendo o cargo hoje para dar uma contribuição”, comentou.

Aumento da participação federal

Lula não deu detalhes sobe o plano. O governo quer aumentar a participação federal na segurança pública, que hoje fica majoritariamente a cargo dos estados. Lewandowski já declarou no passado que estuda uma forma de incluir um planejamento de segurança na Constituição, obrigando que estados e municípios sigam a linha.

Já existe o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criado em 2018, que unifica ações e planejamento entre os estados. Porém, é pouco efetivo. O ministro da Justiça busca um modo de tornar compulsório o cumprimento das metas definidas pelo governo federal

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias