A noite de sábado foi mais uma ruim para a torcida do Grêmio, dessa vez com derrota para o grande rival Internacional pelo Campeonato Brasileiro. Mas os motivos para se preocupar vão além de somente a derrota em um clássico, já que o Tricolor alcançou a marca de seis derrotas consecutivas na Série A, a pior marca da sua história igualando a 2004, quando foi rebaixado na última posição.
Com a retomada do Campeonato Brasileiro após a tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul e fez o Grêmio abandonar a sua casa, a equipe de Renato Gaúcho perdeu todas as partidas. Somada a derrota para o Bahia antes dos seus jogos serem suspensos, a marca é de seis derrotas consecutivas. Além do Tricolor baiano, o time gaúcho também perdeu para Bragantino, Flamengo, Botafogo, Fortaleza e agora Internacional.
Contra o Bragantino, o Grêmio mandou a campo um time reserva (por conta da Libertadores) e foi derrotado como mandante, no Couto Pereira, com certa facilidade. Os outros quatros jogos aconteceram em um espaço de 10 dias, com derrotas para Flamengo e Botafogo sendo presa fácil. No meio da semana caiu por 1 a 0 para o Fortaleza no Castelão e o placar foi repetido contra o Internacional.
No total, o Grêmio soma 7 derrotas em 9 partidas e soma 6 pontos, na 19ª colocado do Brasileirão. São 6 gols marcados e 11 sofridos. Em tese, o Tricolor ainda tem dois jogos a menos para recuperar algum conforto na sua campanha, mas os números são preocupantes.
A série do Grêmio é a pior já alcançada nos pontos corridos, igualando ao que aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2004. Na ocasião, o certame tinha 24 clubes e as seis derrotas consecutivas aconteceram entre as rodadas 35 e 40, contra Fluminense, Figueirense, Internacional, Cruzeiro, Palmeiras e Paraná. O Tricolor acabou aquele campeonato em 24º lugar e rebaixado.
Na campanha desastrosa de 2004, o Grêmio teve 25 derrotas, 12 empates e 9 vitórias, com 60 gols marcados e 80 sofridos. Acabou com 39 pontos em 138 disputados.
O Grêmio acabou rebaixado no Brasileirão também em 2021 e naquele ano teve quatro como o número máximo de derrotas consecutivas. A sequência ruim aconteceu contra Atlético Goianiense, Palmeiras, Alético Mineiro e Internacional (de novo). O campeonato de 2021 também foi o de pior largada do Tricolor, que só foi vencer pela primeira vez na 12ª rodada (e décimo jogo). Nos primeiros nove jogos, foram apenas 3 pontos conquistados. Agora são 6.
Em entrevista coletiva após a derrota no Grenal deste sábado, o técnico Renato Gaúcho disse que o time tem jogado bem e que falta um pouco de sorte. Ele ainda disse que é questão de tempo para o Grêmio voltar a vencer, mas frisou que colocou o cargo à disposição se a avaliação da diretoria do trabalho da comissão técnica for negativo.
“Resultados não estão vindo, mas a sorte também. A gente vem jogando bem. Não estamos mal. Daqui a pouco a bola entra. Daqui a pouco voltamos a vencer. Não vamos ficar nessa sequência de jogos. A gente vai continuar o trabalho… Se alguém achar que está ruim, é simples, eu saio. Se eu estou atrapalhando, eu saio. Traz outro. Talvez o cara tenha mais opções que eu não estou vendo. Ou se tem paciência, ou se muda tudo. Eu jamais vou atrapalhar”, declarou.
O Grêmio não tem muito tempo para lamentar e volta a campo na próxima quarta-feira, 26, contra o Atlético Goianiense, hoje concorrente direto contra o rebaixamento. Fora de casa a missão será pôr fim nessa sequência incômoda. Uma sétima derrota seguida seria ainda mais histórica.
Fonte: Ogol
Comentários