Com 100% de aproveitamento e apontada como grande favorita para conquista da Euro 2024, a Espanha iniciou sua trajetória no mata-mata da competição contra a surpreendente seleção da Geórgia. Com a bola rolando, o time espanhol foi surpreendido, saiu atrás do placar, mas fez valer a tradição, superioridade técnica e favoritismo para buscar a virada e golear por 4 a 1.
O resultado mantém a invencibilidade da seleção espanhola, que avança para as quartas de final e terá pela frente um pesado duelo contra a anfitriã Alemanha, que eliminou a Dinamarca.
Como era de se esperar, a Espanha adotou uma postura agressiva nos primeiros minutos montou uma blitz para cima da Geórgia. Logo aos dez, a bola desviou na área após levantamento e quase enganou Mamardashvili, que se virou para manter o zero no placar.
Pouco depois, porém, o time georgiano, que entrou em campo com a estratégia de fechar os espaços e explorar o contra-ataque, foi certeiro na transição e abriu o placar. Aos 18, após rápida descida pela direita, Kakabadze colocou na área e Le Normand, na tentativa de cortar, mandou contra o próprio patrimônio.
Apesar do banho de água fria, a Fúria não baixou a guarda e seguiu em cima, agora em busca do gol de empate. Cucurella e Nico Williams estiveram muito perto de balançar as redes, mas lá estava Mamardashvili para evitar.
Até que aos 39, de tanto insistir, o selecionado espanhol igualou o marcador. Após longa troca de passes, Nico recebeu na esquerda, levantou a cabeça e arrumou para Rodri, que clareou para o chute na entrada da área e mandou no cantinho, sem chances para o goleiro.
Na volta do intervalo, a Geórgia buscou aprontar mais uma das suas e quase marcou um golaço com seu astro Kvaratskhelia. O camisa 7 puxou contra-ataque georgiano, observou Unai Simón adiantado e tentou por cobertura. A bola passou perto.
Na sequência, porém, só deu Espanha. Com muita intensidade na troca de passes e nas movimentações no ataque, o time espanhol encurralou o adversário e marcou o gol da virada logo aos sete minutos. Lamina Yamal fez jogada pela direita, cortou para o meio e descolou um cruzamento milimétrico para Fabián Ruiz, que apareceu livre nas costas da marcação e testou para o fundo das redes.
A virada da La Roja abateu a Geórgia, que deixou de buscar os contra-ataques e “aceitou” o domínio espanhol. Custou caro. Aos 30, pouco depois de ter um gol de Yamal invalidado, o time de Luis de la Fuente marcou o terceiro. Em lindo contragolpe, Nico Williams recebeu lançamento longo de Fabián Ruíz, passou como quis por Gvelesiani e anotou um golaço.
E não parou por aí. Na pressão da saída de bola giorgiana, Oyarzabal ficou com a bola pela esquerda e serviu Dani Olmo, que se livrou da marcação só no domínio e, de perna canhota, colocou no cantinho, dando números finais à goleada: 4 a 1.
Fonte: Ogol
Comentários