Pela primeira vez na história, o Panamá está nas quartas de final da Copa América. Depois de cair na primeira fase em 2016 e 2021, o país centro-americano venceu a Bolívia no terceiro jogo, em partida de controle majoritário e com gols no fim da segunda etapa, para assegurar a classificação inédita ao mata-mata do torneio, depois do placar positivo de 3 a 1.
Com o triunfo, o país da América Central garantiu a classificação inédita ao mata-mata da Copa América e, agora, espera para ver se enfrenta Brasil ou Colômbia na próxima fase. Os bolivianos, por outro lado, estão eliminados da competição.
O Panamá tinha a ambição de ser uma das surpresas da Copa América e começou com perigo. Aos 12 minutos, Welsh recebeu do lado esquerdo e arriscou chute forte de muito longe, mas Viscarra se esticou e fez a defesa no ângulo esquerdo.
Três minutos mais tarde, mais dos panamenhos. Depois de falta cobrada por Bárcenas do lado esquerdo perto do círculo central, Córdoba desviou de cabeça e assustou, mas viu a bola passar perto da trave e morrer na linha de fundo.
Aos 21, saiu o gol que já era realidade. Depois de lançamento pelo lado esquerdo, a defesa boliviana afastou mal e Cristian Martínez acionou Farjado dentro da área, que girou, arriscou um voleio e abriu o placar nos Estados Unidos.
Quando o cronômetro marcou 24 minutos, a Bolívia assustou. Depois de ligação direta da defesa, Miguelito aproveitou a sobra na intermediária, limpou um marcador e, de longe, arriscou chute rasteiro com a perna direita, mas a bola só passou perto da trave.
Aos 33, mais do país sul-americano. Depois de cruzamento do lado direito com perigo, Villamíl subiu mais que a defesa e arriscou em cabeceio cruzado, mas errou o alvo e viu a bola morrer na linha de fundo.
Com apenas quatro minutos, o Panamá voltou a assustar, tal qual na primeira etapa. Após erro boliviano na saída de jogo, Cristian Martínez aproveitou belo domínio do atacante companheiro com o peito e emendou chute de primeira, mas Viscarra espalmou com dificuldade.
Os centro-americanos seguiam em cima e queriam, de uma vez por todas, sacramentar a vitória para carimbar a classificação inédita. Mas, para a surpresa dos panamenhos, aos 23 deu Bolívia: Bruno Miranda se projetou por trás da defesa e recebeu belo passe de Vaca, para tocar na saída do goleiro e empatar a partida.
Aos 27, quase deu aos panamenhos. Depois de jogada pelo meio, Blackman cruzou rasteiro para a área e Farjado tentou de carrinho, mas o atacante não alcançou a bola e viu a redonda correr e passar na frente do gol, até sair pela linha de fundo do outro lado.
Seis minutos mais tarde, a alegria do Panamá se instaurou em Orlando. Éric Davis cruzou com categoria pelo lado esquerdo e Eduardo Guerrero desviou de cabeça para colocar o país centro-americano novamente em vantagem no placar.
Antes dos acréscimos, deu tempo do terceiro. Em seu primeiro toque na bola, Yanis recebeu toque escorado de cabeça, limpou a marcação e acerta um belo chute para marcar o terceiro e dar números finais à partida.
Fonte: Ogol
Comentários