Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img
InícioINTERNACIONALFuracão Beryl desencadeia ventos de quase 270 km/h e causa destruição no...

Furacão Beryl desencadeia ventos de quase 270 km/h e causa destruição no Caribe

spot_img

Furacão Beryl Devasta Antilhas com Ventos de 270 km/h, Deixando Três Mortos

Antilhas, Caribe – O furacão Beryl, o mais precoce de categoria 5 registrado na temporada de ciclones do Atlântico, atingiu o sudeste das Antilhas com força máxima nesta terça-feira (2), causando danos significativos e resultando em pelo menos três mortes no arquipélago de São Vicente e Granadinas. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), os ventos do Beryl se intensificaram para quase 270 km/h. O NHC alertou que, embora o Beryl possa enfraquecer ao chegar à costa da Jamaica na quarta-feira, ainda manterá condições perigosas na região.

Impacto Devastador nas Antilhas

Em seu primeiro boletim, o NHC descreveu a tempestade como “potencialmente catastrófica”. Na ilha de Carriacou, em Granada, o furacão causou devastação em apenas meia hora. O primeiro-ministro de Granada, Dickon Mitchell, confirmou a destruição em Carriacou, mas sem mortes ou feridos. “O estado de emergência continua em vigor”, afirmou Mitchell. Imagens da capital de Granada, St. George, mostram chuvas torrenciais e ventos fortes. A crise climática foi apontada como um fator que eleva os desastres naturais a novos níveis de destruição, destacou Simon Stiell, secretário executivo do UNFCCC, cuja família foi afetada pelo Beryl.

Previsões e Medidas de Precaução

O NHC prevê que o olho do Beryl se moverá rapidamente pelo sudeste e centro do Mar do Caribe, passando perto da Jamaica na quarta-feira e das Ilhas Cayman na quinta-feira, ainda com intensidade próxima à de um grande furacão. Na República Dominicana, o governo emitiu um alerta vermelho para as províncias de Barahona e Pedernales, enquanto a Jamaica está em alerta de furacão, antecipando “ventos potencialmente mortais e ondas de tempestade”.

Respostas e Preparativos Regionais

Em Barbados, ventos fortes e chuvas torrenciais causaram inundações em casas e empresas, além de danos a barcos de pesca em Bridgetown. Felizmente, não houve registro de feridos. “Escapamos por pouco”, comentou o ministro do Interior Wilfred Abrahams. Na Martinica, 10.000 casas ficaram sem energia devido ao impacto do furacão. O governo das Ilhas Cayman e áreas da Península de Yucatán e Golfo do México foram orientados a tomar precauções extremas antes da chegada do Beryl.

Primeiro Furacão da Temporada e Previsões

Beryl é o primeiro furacão da temporada de 2024 no Atlântico, que se estende de junho até novembro. Especialistas ressaltam a raridade de um ciclone tão poderoso se formar tão cedo na temporada. A NOAA prevê uma temporada excepcional, com até sete furacões de categoria 3 ou mais, influenciados pelas temperaturas quentes do Atlântico e condições do fenômeno La Niña no Pacífico. Fenômenos meteorológicos extremos, como furacões, têm se tornado mais frequentes e devastadores devido à mudança climática.

Publicado por Luisa Cardoso

*Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img