Domingo, Janeiro 19, 2025
spot_img
InícioDESTAQUESPatrimônio mundial da Unesco, Acrópole de Atenas gera polêmica ao oferecer visitas...

Patrimônio mundial da Unesco, Acrópole de Atenas gera polêmica ao oferecer visitas privadas a 30 mil reais

spot_img

Acrópole de Atenas Lança Visitas Privadas a 5.000 Euros, Gerando Polêmica

Atenas, Grécia – A famosa Acrópole de Atenas, um dos mais icônicos monumentos da antiguidade, começou a oferecer visitas privadas fora do horário normal de funcionamento, por um custo de 5.000 euros (cerca de 30.000 reais). O serviço exclusivo, anunciado nesta terça-feira (2) pelo site de patrimônio grego, permite que pequenos grupos de até cinco pessoas explorem o local às 7h ou após as 20h.

Detalhes das Visitas Privadas

O pacote, denominado “The Acropolis Experience”, está disponível para quatro grupos de no máximo cinco pessoas por vez. Os visitantes podem optar por um guia privado em diversos idiomas, incluindo inglês, francês, alemão, espanhol, grego, português e russo. O primeiro tour privado foi realizado por um casal russo no último sábado, após o horário de fechamento oficial.

A próxima data disponível para visitas sem guia é 12 de julho, e os passeios serão oferecidos às terças, sextas e sábados. Essas visitas foram projetadas para proporcionar uma experiência mais íntima, longe das multidões que habitualmente enchem o Partenon, no centro histórico de Atenas.

Controvérsia e Críticas

A introdução dessas visitas privadas, inicialmente planejada para 1º de abril, foi adiada pelo Ministério da Cultura. A iniciativa gerou críticas, principalmente do sindicato dos guardas de sítios arqueológicos gregos. O presidente do sindicato, Georgia Kondyli, expressou preocupações sobre a falta de envolvimento dos guardas na organização dessas visitas. “Não temos informações sobre a organização dessas visitas,” afirmou Kondyli.

Impacto no Turismo e na Gestão do Patrimônio

A Acrópole, patrimônio mundial da Unesco, foi construída no século V a.C. e continua a atrair um crescente número de visitantes, muitos dos quais chegam em navios de cruzeiro. Em 2023, o monumento registrou um recorde de 4 milhões de visitantes, um aumento de mais de 31% em relação ao ano anterior. Devido à alta demanda, a administração do local introduziu horários diferenciados para visitação.

Para aqueles que preferem as visitas tradicionais, a entrada normal custa entre 20 e 30 euros (de 121 a 182 reais), dependendo se combinada com outros locais históricos.

Publicado por Carolina Ferreira

*Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img