A sexta-feira de Eurocopa será pesada, com quatro campeões continentais em campo, em duelos que reeditam finais recentes. O dia abre com Alemanha x Espanha, às 13h; e fecha com Portugal x França, às 16h.
Quem vencer, avança para as semifinais. Os outros dois jogos das quartas serão disputados no sábado, com Inglaterra x Suiça e Holanda x Turquia.
O grande momento do futebol espanhol começou na Eurocopa de 2008. Um dos marcos foi justamente o clássico contra a Alemanha. O duelo foi a final daquela edição, e terminou com vitória da equipe de Luis Aragonés, com gol de Fernando Torres.
Desde a vitória na final de 2008, Espanha e Alemanha se encontraram mais seis vezes, e o resultado tem sido positivo para a Fúria, que perdeu apenas um dos jogos, com três empates e uma vitória. Os confrontos foram, em geral, equilibrados, com exceção do encontro de 2020, com goleada de 6 a 0 espanhola.
No retrospecto geral, a Alemanha tem pequena vantagem. Foram nove vitórias, contra oito da Espanha e nove empates. O equilíbrio costuma ser o mais comum no clássico.
Se a Espanha viveu o início de sua melhor fase em 2008 com título sobre a Alemanha, Portugal conquistou o único grande troféu de sua história também sobre o rival desta sexta-feira. Em 2016, a seleção portuguesa sagrou-se campeã da Europa ao bater a França, por 1 a 0, na prorrogação.
O histórico do confronto, no entanto, não é de muito equilíbrio. Mesmo neste século, em que a seleção portuguesa conseguiu montar grandes seleções com gerações diferentes, a única vitória lusa foi justamente no jogo mais importante, na decisão de 2016.
Ao todo, Portugal e França se encontraram 28 vezes, com 19 vitórias francesas e apenas seis vitórias portuguesas. Nesta sexta, embora seja apontada como uma das candidatas favoritas, a seleção lusa entra mais uma vez como uma espécie de “azarão” contra a seleção francesa, principal candidata ao troféu.
Fonte: Ogol
Comentários