Polícia Militar Ambiental de Jardim autua homem por transporte irregular de agrotóxicos vencidos

Jardim (MS) – No último domingo (07/07), durante uma fiscalização ambiental terrestre, a Polícia Militar Ambiental de Jardim, atuando pelo 2º Grupamento de Polícia Militar Ambiental (GPMA), realizou um bloqueio policial na Rodovia MS 382, km 15, sentido Guia Lopes da Laguna a Bonito. Durante a operação, os policiais interceptaram um transporte irregular de 157 litros e 110 kg de agrotóxicos vencidos.

Detalhes da Operação

Os produtos perigosos foram prontamente apreendidos, assim como o veículo utilizado no transporte. O responsável pelo transporte foi autuado e encaminhado juntamente com os produtos apreendidos para a autoridade competente. Conforme previsto no Art. 55 da Lei Federal nº 14.785/2023, foi aplicada uma multa no valor total de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Esta ação faz parte dos esforços contínuos da Polícia Militar Ambiental para coibir crimes ambientais e proteger o meio ambiente. O transporte e uso de agrotóxicos vencidos representam um sério risco à saúde pública e ao meio ambiente, sendo, portanto, uma prioridade para as autoridades ambientais a fiscalização rigorosa e punição dos responsáveis.

O transporte de agrotóxicos vencidos é uma infração grave que pode causar contaminação do solo, da água e riscos à saúde das pessoas. A PMA reforça seu compromisso com a proteção ambiental e pede a colaboração da população para denunciar qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade do meio ambiente.

Assessoria de Comunicação Social do 1º BPMA

Comentários