Quinta-feira, Novembro 14, 2024
spot_img
InícioESPORTESYamal e Olmo: os protagonistas (e recordistas) de uma Espanha brilhante

Yamal e Olmo: os protagonistas (e recordistas) de uma Espanha brilhante

spot_img

Duas histórias podem resumir, um pouco, a Eurocopa da Espanha até aqui: a de Lamine Yamal e a de Dani Olmo. Contando elas, podemos ajudar a contar a trajetória do irresistível time espanhol até a final de Berlim. Dois jogadores que, contra a França, fizeram mais uma partida monumental, e alcançaram feitos históricos. 

Lamine Yamal Nasraoui Ebana talvez seja a grande história desta Eurocopa. Recentemente, seu pai postou uma foto sua quando era bebê, ainda, sendo carregado por Lionel Messi, em uma ação do diário Sport com a Unicef em 2008. Foi uma espécie de “passagem” de bastão, sem ambos saberem. Só o destino… 

Yamal deu os primeiros chutes na bola na mesma La Masia de Messi. E se tornou um sucesso precoce. Sempre na frente dos meninos de sua idade. Sempre categorias acima. Colecionou feitos, como tantas vezes falamos aqui: foi o mais jovem a atuar pelo Barça em La Liga, o mais jovem a entrar em campo, ser titular e marcar um gol pela seleção espanhola. 

Nesta Eurocopa, se tornou o jogador mais jovem a disputar o torneio, o único com 16 anos. E dias antes de completar 17, nesta terça, se tornou o mais jovem a marcar um gol em uma Eurocopa: 16 anos e 11 meses. Os outros prodígios estiveram anos abaixo: o suíço Johan Vonlanthen marcou, em 2004, com 18 anos e 4 meses; Wayne Rooney no mesmo ano com 18 anos e 7 meses e Renato Sanches em 2016 com 18 anos e 10 meses. 

Jogadores mais jovens a marcar em Eurocopas:

🔝🇪🇸Lamine Yamal – 16 anos e 11 meses, 2024
🇨🇭Johan Vonlanthen – 18 anos e 4 meses, 2004
🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿Wayne Rooney – 18 anos e 7 meses, 2004
🇵🇹Renato Sanches – 18 anos e 10 meses, 2016
🇷🇸Dragan Stojkovic – 19 anos e 3 meses, 1984 pic.twitter.com/walLLNevP8

O gol de Yamal foi absolutamente espetacular. Diante de Rabiot, volante francês que disse que colocaria pressão em cima dele, que disse que o jovem espanhol teria de fazer muito mais do que havia feito até então para chegar na final. Yamal colocou Rabiot para dançar antes de acertar um belo chute no ângulo e fazer um golaço. 

Antes do tento, Yamal já havia contribuído com  três assistências nesta Euro. Foi titular em todos os jogos da Espanha até aqui, exceto no único em que De la Fuente poupou os titulares, contra a Albânia. Neste, jogou apenas 18 minutos. 

Se tem um jogador que divide o protagonismo com Yamal nesta Euro, ele se chama Dani Olmo. Olmo marcou o outro gol espanhol contra a França, o da virada, e teve outra atuação de altíssimo nível. 

Olmo começou a Eurocopa na reserva. Na verdade, foi suplente até a semifinal. Na estreia, contra a Croácia, jogou pouco mais de meia hora. No segundo jogo, diante da Itália, ficou no banco e sequer entrou em campo. 

O jogo contra a Albânia, como dissemos, com os titulares poupados, foi uma oportunidade de ouro para Olmo, que deu a assistência para o gol da vitória, de Ferrán Torres. 

Continuou na reserva, é verdade, mas foi se tornando cada vez mais decisivo. Contra a Geórgia, entrou no segundo tempo e marcou um dos gols da goleada por 4 a 1. E contra a Alemanha… 

Dani entrou ainda no começo de jogo, após Pedri se lesionar em entrada forte de Toni Kroos. Abriu o placar já no segundo tempo, mas viu a Alemanha empatar perto do fim. Mas já no último minuto da prorrogação, levantou a cabeça e descolou um cruzamento na medida para Merino colocar os espanhóis na semifinal. 

Enfim, Olmo se tornou titular. E ninguém o tira do time para a grande decisão, contra Holanda ou Inglaterra. Com o gol diante dos franceses, o meia se tornou o único jogador na história da Espanha a marcar em três jogos seguidos de Eurocopa. São três gols e duas assistências de Olmo na Eurocopa, uma participação em gol a cada 68 minutos em campo. 

Com um futebol irresistível, envolvente, aproveitando dois protagonistas de luxo, a Fúria ofuscou as estrelas francesas para se garantir na final da Eurocopa. Olmo, Yamal e companhia ainda têm muita história para escrever… 

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img