Sábado, Janeiro 18, 2025
spot_img
InícioESPORTESCria do Atlético, Matheus Lins vive expectativa de estreia europeia por antigo...

Cria do Atlético, Matheus Lins vive expectativa de estreia europeia por antigo algoz do Real Madrid

spot_img

Da terceira divisão da Áustria para a disputa da Liga Europa. Este foi o salto na carreira de Matheus Lins, zagueiro brasileiro com passagens pelas categorias de base do Atlético Mineiro e recém-contratado pelo Sheriff. O defensor de 23 anos, agora, vive a expectativa de disputar sua primeira competição continental.

O Sheriff estreia nesta quinta-feira (11) na fase preliminar da Liga Europa contra o Zira, do Azerbaijão. Vice-campeão nacional na temporada passada, o clube da Moldávia não conseguiu a vaga para a Champions League e tentará, em mais uma oportunidade, chegar na fase de grupos da segunda competição mais importante do Velho Continente.

“Quando recebi a proposta do Sheriff fiquei muito empolgado com a tradição que o clube tem em participar de competições europeias. Ter a oportunidade de disputar a Liga Europa é um sonho se realizando. Comecei na A2 no Paulistão, passei pela terceira divisão na Áustria e agora estou me preparando para estrear em uma das maiores competições do mundo. A ficha às vezes demora para cair”, revelou o zagueiro.

Fundado em 1997, o time da Moldávia é o maior campeão nacional com 21 títulos e, neste século, disputou em todas as temporadas pelo menos uma fase classificatória da Liga dos Campeões ou Liga Europa. O Sheriff ganhou destaque na temporada 2021/22 ao protagonizar uma das maiores zebras recentes da Champions, vencendo o Real Madrid por 2 a 1, no Santiago Bernabéu, e carimbando a campanha que culminou com o 14° título europeu dos Merengues.

Contratado para esta temporada, Matheus é o único brasileiro no elenco do Sheriff. O zagueiro canhoto com boa qualidade na saída de bola conseguiu alcançar um bom nível durante a pré-temporada na nova casa e deve iniciar entre os titulares na estreia da Liga Europa. Além da estrutura oferecida pelo clube, o jogador atribui também a outro aspecto importante sua rápida adaptação.

“Pela primeira vez, desde que cheguei na Europa, estou com a minha família. É algo muito importante para nós jogadores que saímos cedo da nossa casa. A adaptação a uma nova cultura, uma nova língua, é muito difícil, e fica ainda mais complicado longe de quem amamos. Agora, consigo trabalhar mais leve, sei que quando voltar para casa minha família estará. Isso me ajudou 100% na adaptação”, contou.

Antes de desembarcar na Moldávia, Matheus Lins passou duas temporadas na Áustria e atuou nas três divisões do futebol local. O brasileiro mostrou paciência para ganhar espaço no mercado alternativo e subiu de forma constante os degraus até chegar na elite do país.

Na primeira experiência fora do Brasil, o defensor foi contratado pelo Hohenems, time da terceira divisão austríaca, e atuou no clube por toda a temporada 2022/23. Com um bom rendimento, Matheus recebeu a primeira “promoção” na carreira e acertou a ida para Bregenz na “Série B” do futebol local.

No novo destino, um ano após chegar à Áustria, o brasileiro continuou ganhando sequência e disputou apenas dez jogos antes de chamar a atenção de clubes da primeira divisão e preparar uma nova saída. Quando Matheus deixou o Bregenz, o clube ocupava a vice-liderança da segunda divisão, com chances reais de acesso. Já no novo destino, o zagueiro chegou com a missão de ajudar a salvar o Austria Lustenau do rebaixamento na elite nacional.

“Quando cheguei na equipe, o time já estava brigando para não cair. Mas como cheguei com a indicação do técnico, que havia me treinado no Bregenz, eu tinha a confiança para trabalhar e ajudar o clube”, falou Matheus.

“Na reta final da temporada, conseguimos emplacar bons resultados, mas infelizmente estava tarde demais. Na última rodada, nós enfrentamos o dérbi local, pude marcar meu primeiro gol pelo Austria Lustenau, mas ficamos no empate e não era o suficiente para livrar a gente do rebaixamento”, completou.

Ao falar da passagem pelo futebol austríaco, Matheus destacou o fanatismo da torcida, em geral, no futebol local. O brasileiro relembrou um episódio em que a torcida entrou no vestiário para cobrar por resultados. O jogador contou que mesmo com o clube passando por uma situação complicada na tabela, a torcida comparecia em peso nos jogos.

“A torcida do Austria Lustenau era muito presente no dia a dia do clube. Cobravam bastante para que tirássemos o time daquela situação, mas também nos davam total apoio dentro de campo. Antes do clássico na última rodada, eles entraram no vestiário para falar com a gente e cobrar a vitória naquela partida, sem violência, apenas uma conversa direta. Mas, Infelizmente não conseguimos sair com a vitória”, contou o brasileiro. 

Matheus Lins começou sua formação no Osasco Audax, passou pelo Atibaia e chegou ao Atlético Mineiro em 2020. O defensor fez parte do grupo que conquistou o Campeonato Brasileiro sub-20 naquela temporada.

Após o título, Matheus foi chamado por Jorge Sampaoli para treinar com o elenco principal do Galo. O jogador relembra do momento transformador na carreira ao trabalhar pela primeira vez no time profissional e ter contato com o técnico argentino.

“O Sampaoli é um cara muito autêntico e tem um jeito muito particular de trabalhar. Ele chega, cumprimenta, participa da resenha, mas quando começa o treino ele se transforma. É um treinador que exige muito no treinamento. Pode ser o jogador mais experiente ou um jogador da base, ele tem o mesmo nível de cobrança”, relembrou Matheus.

Apesar dos bons momentos no Galo, o zagueiro deixou o clube na temporada seguinte e reforçou a base do Bahia. No novo clube, Matheus repetiu os passos, com título e oportunidade no time principal.  Pelo Esquadrão, conquistou o título do Campeonato Baiano sub-20 sobre o Vitória no Barradão e também ganhou a chance de integrar o elenco profissional comandado por Guto Ferreira.

A estreia de Matheus entre os profissionais, no entanto, veio somente no Lemense, de São Paulo, em 2022. Antes de embarcar para a jornada na Europa, o zagueiro disputou nove jogos na Série A2 do Paulistão. Agora, depois de passar pelo interior paulista e pelas três divisões do futebol austríaco, o brasileiro desbrava o futebol da Moldávia e vive a expectativa da estreia na Liga Europa.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img