O paratleta douradense Paulo Henrique Andrade dos Reis, de 26 anos, foi oficialmente convocado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris. O evento será realizado entre 28 de agosto e 8 de setembro deste ano.
Paulo competirá na modalidade de atletismo, classe T-13, destinada a atletas com campo visual restrito. Atualmente, ele representa o Sesi (Serviço Social da Indústria) de São Paulo.
Entre suas conquistas notáveis, Paulo Henrique possui a medalha de prata no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago em 2023, além do ouro na mesma modalidade no Grand Prix de Marrakech no mesmo ano.
Antes de se tornar profissional, Paulo participou do projeto social Dourados Paralímpico, iniciativa desenvolvida pelo poder público local na década passada, que revelou diversos paratletas promissores da região.
Representantes de Mato Grosso do Sul em Paris
Além de Paulo Henrique, outros sete paratletas nascidos em Mato Grosso do Sul foram convocados para integrar a delegação brasileira em Paris. Entre eles estão Gabriela Mendonça, Yeltsin Jacques e Anne Thalitha de Campo Grande, Erika Cheres de Guia Lopes da Laguna, e Edelson de Ávila Almeida de Iguatemi. Fernando Rufino de Mundo Novo e Débora Raíza de Campo Grande já haviam sido convocados anteriormente, totalizando oito representantes do estado.
Histórico e Expectativas para Paris
O Brasil possui um histórico de destaque nos Jogos Paralímpicos, acumulando 373 medalhas ao longo de suas participações, sendo 109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze. Na última edição em Tóquio, o país obteve sua melhor performance com 72 medalhas no total, superando as conquistas de Londres 2012.
A expectativa para os Jogos de Paris é de mais conquistas e representatividade, com os atletas brasileiros buscando novos feitos e superações no cenário paralímpico internacional.
Comentários