Quinta-feira, Novembro 14, 2024
spot_img
InícioESPORTESO fim da maldição de Kane ou a consagração do prodígio: qual...

O fim da maldição de Kane ou a consagração do prodígio: qual final feliz Berlim nos reserva?

spot_img

Há uma página em branco ainda para que seja escrita, definitivamente, a história da Eurocopa 2024. Duas narrativas lutam para estar nela: a do fim da maldição de Harry Kane, que ainda busca seu primeiro título como profissional, e a da consagração do prodígio Lamine Yamal, com seus recém-completados 17 anos e que busca o protagonismo definitivo na edição. 

No livro da história do futebol, o final feliz é, sempre, o vencedor. No conto de fadas da bola, o “se” não tem lugar. No topo, no olimpo, ficam os que ganharam. É o que almejam Kane e Yamal neste domingo… 

A história de Kane tem o peso de diversas finais perdidas ao longo de sua carreira. Da decepção na final da Liga dos Campeões até os títulos perdidos pelo Bayern na última temporada do futebol europeu.

Formado nas divisões de base do Tottenham, Kane passou por alguns empréstimos no início da carreira. Na temporada 2012/13, depois de passar por Leicester e Norwich, o atacante voltou para Londres para jogar a reta final da Premier League sub-21. 

Na decisão, em Old Trafford, o início da maldição: vitória do Manchester United, por 3 a 2. Kane jogou os 90 minutos e passou em branco. Foram campeões pelos Red Devils nomes como JEsse Lingard, Adnan Januzaj e Andreas Pereira. 

Já titular no time principal dos Spurs na temporada 2014/15, Kane ajudou o Tottenham a alcançar a decisão da Copa da Liga, a Capital One Cup. Na decisão de Wembley, Diego Costa e John Terry marcaram para dar a vitória a um Chelsea que ainda tinha Ramires, Willian, Oscar e Didier Drogba. 

A final mais doída pelos Spurs, provavelmente, foi a da Liga dos Campeões de 2018/19. Após uma reviravolta inesquecível diante do Ajax na semifinal, o Tottenham sucumbiu em Madri diante do Liverpool. Kane passou em branco em mais uma decisão. 

A partir de então, Kane sofreu em um elenco que não conseguiu mais lutar por coisas grandes. Que se limitou a celebrar classificações para a Liga dos Campeões. Que perdeu mais uma final em Wembley em abril de 2021, para o Manchester City, por 1 a 0, gol de Laporte. 

Em 2021, a decepção foi dupla. Talvez a maldição nunca tenha incomodado tanto… No mesmo Wembley, mais uma vez sem balançar as redes, Kane, e a Inglaterra, caíram para a Itália na final da Eurocopa. E o troféu não voltou para casa… 

Uma mudança para Munique pareceu ser a saída para Kane, enfim, levantar uma taça na carreira. A oportunidade apareceu logo no primeiro jogo, na final da Supercopa da Alemanha. Mas o Leipzig deu um baile e venceu por 3 a 0 em plena Allianz Arena. 

Na Copa da Alemanha, uma eliminação vexatória para o FC Saarbrücken, o “Assassino de Gigantes”. Ainda restava a Bundesliga, competição que os bávaros eram soberanos há uma década… Mas aí apareceu o sensacional Bayer Leverkusen, de Xabi Alonso, e conquistou a Salva de Prata pela primeira vez na história… 

Gols nunca faltaram para Kane, que soma 406 tentos em 642 jogos como profissional. Mas faltam gols em finais… Kane não marcou em nenhuma decisão. E pior: nunca levantou uma taça. Será neste domingo? Será na capital alemã o fim da Maldição de Kane? 

Se depender de Lamine Yamal, Harry Kane passará mais um domingo sem levantar uma taça.Yamal, inclusive, conquistou seu primeiro título profissional com… 15 anos! O jovem, que completou 17 anos no sábado, foi campeão de La Liga na temporada 2022/23. Com apenas um jogo, e relacionado para três, é verdade… Mas tem no currículo o título, na edição que o tornou o mais jovem a jogar pelo Barça em La Liga. 

Bem, não vamos aqui citar, mais uma vez, os feitos de Yamal como prodígio. Mais jovem nisso, naquilo e naquilo outro. O que importa é que o jovem Yamal escreveu, ainda, poucos capítulos em sua história no futebol. E já com tinta dourada… 

Na temporada pelo Barcelona, com 16 anos, fez 50 jogos! 30 como titular!! Marcou sete gols, deu sete assistências. Alguém duvida que o Barça vai começar a próxima temporada com Yamal e mais dez? 

Yamal viajou para a Alemanha com dever de casa (da escola!) por fazer. Entre uma raíz quadrada e outra, jogava no principal torneio de seleções da Europa. Carregava nos pés um país inteiro. 

E quem não esperava, até pela camisa 17, protagonismo de Yamal, acabou surpreendido. O jovem só não foi titular no jogo que De La Fuente poupou os titulares… Na estreia, contra uma Croácia experiente, já deu uma assistência. Mas foi nos jogos grandes do mata-mata que ampliou seu protagonismo. 

Assistência nas oitavas, nas quartas, e uma atuação sublime na semifinal. Calou a boca de Rabiot com a bola nos pés. Rabiot que disse que iria pressionar o menino, que cobrou que o jovem teria que fazer muito mais do que já havia feito para chegar na decisão. Pois fez… Inclusive um golaço chamando Rabiot para dançar. 

Lamine Yamal é um capítulo à parte nesta Eurocopa. Assim como Harry Kane. Mas o que todos vão lembrar, no final, é o desfecho dessa história. O capítulo final. Em Berlin, qual narrativa irá sobressair? Teremos o fim de uma maldição ou um adolescente de 17 anos no topo da Europa? Que a bola comece a rolar logo! 

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img