Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Mestre, pupilo e os caminhos que uniram Scaloni e De La Fuente no sucesso

15/07/2024 às 09:25
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O mundo do esporte, muitas vezes, é pautado por nomes de peso, grandes cifras financeiras, estrelado. Duas das principais seleções do futebol, Argentina e Espanha se tornaram campeãs continentais com outra visão para o comando com os, até então “desconhecidos”, Luis De La Fuente e Lionel Scaloni. 

A revolução argentina com Scaloni começou antes da espanhola, em 2018. Assistente de Jorge Sampaoli no Sevilla e na seleção, Scaloni foi alçado ao cargo em meio à crise interna da AFA. Na falta de opções, o inexperiente auxiliar foi efetivado.

Curiosamente, uma parte da formação acadêmica de Scaloni teve como professor justamente Luis De La Fuente. Em curso ministrado na Real Federação Espanhola, o jovem treinador disse ter aprendido muito com o mentor. 

“Luis de la Fuente foi meu professor em cursos de treinadores. Vocês sabiam disso? Claro, quero que tenha sucesso na Euro. Ele nos ajudou muito, é um grande treinador. Sinto verdadeira satisfação não apenas com o jogo da seleção espanhola, mas também com a maneira como de la Fuente expressa seus pensamentos, se comporta, constrói diálogo e relacionamentos com os jogadores”, declarou Scaloni em recente entrevista coletiva.

Desde que assumiu a seleção argentina, Lionel Scaloni tem incrível retrospecto de 55 vitórias, 16 empates e somente seis derrotas. Sob a batuta do “desconhecido” técnico, formado no Newell’s e com passagem por Deportivo e Lazio, os hermanos chegaram a atingir uma invencibilidade de 36 partidas.

Quase seis anos depois de assumir o comando da Argentina, Scaloni ajudou a por um fim no jejum de 28 anos anos sem títulos do país, com direito a troféu de Copa do Mundo pelo caminho…

Como já citado, uma das grandes inspirações de Lionel Scaloni é o atual técnico da Espanha, Luis De La Fuente. Atualmente com 63 anos, o treinador nunca havia treinado uma equipe principal.

Conhecido por passagens por Athletic e Sevilla como jogador, De La Fuente tem larga experiências em seleções de base, onde comandou o Sub-19, o Sub-21 e o Sub-23.

Assim como aconteceu com a Argentina, a seleção espanhola também entrou em crise quando tinha um nome mais conhecido no banco de reservas. Com Luis Enrique, a Fúria caiu na Euro diante da Itália, na edição de 2020, e demonstrou bom futebol na fase de grupos do Mundial do Catar. A eliminação nas oitavas, diante de Marrocos, pôs um fim na trajetória do ex-Barcelona na seleção.

A aposta, então, foi no veterano De La Fuente. A resposta da opinião pública esteve longe de ser das melhores mas, apenas 21 jogos depois de assumir o cargo, o experiente treinador venceu o inédito título da Copa das Nações e agora a Euro, com um futebol que encantou.

Ainda antes de ficar com o título mais importante da carreira, o espanhol de 63 falou da relação de amizade que possui com o pupilo Lionel Scaloni.

“Mandamos mensagens um para o outro. Comemoro e parabenizo-o por chegar a mais uma final da Copa América. Ele demonstrou preparação e domínio excepcionais em seu trabalho. Agradeço as suas palavras públicas, mas também as transmito a ele: ele é um grande treinador.  Espero que possamos comemorar novamente dois marcos importantes com essas duas equipes. Espero que possamos nos enfrentar na Finalíssima. Total respeito pela seleção da Colômbia, mas a alegria seria maior por reencontrar em campo um grande amigo”, disse De La Fuente às vésperas das decisões continentais na América e na Europa.

Sim, Espanha e Argentina vão se reencontrar. Luis De La Fuente e Lionel Scaloni farão o embate entre mestre e pupilo. De desconhecidos do grande público, os treinadores vão duelar com outra visão por parte do lado exterior. Dentro de campo, independente do vencedor, as convicções que levaram Espanha e Argentina ao sucesso não devem mudar. Foram elas que trouxeram as duas seleções até aqui.

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias