Lula compara ação de Israel em Gaza com impeachment de Dilma Rousseff

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de celebração dos 10 anos de atividades do Campus Lagoa do Sino da UFSCar e anúncios de investimentos do Ministério da Educação, no Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Buri - SP.

Lula Compara Gestão Pós-Impeachment de Dilma à Destruição na Faixa de Gaza

Nesta terça-feira (23), durante a cerimônia de comemoração dos 10 anos do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração comparando a gestão do Brasil após o impeachment de Dilma Rousseff à destruição causada pelas forças israelenses na Faixa de Gaza. O evento aconteceu na cidade de Buri, no interior de São Paulo.

Lula criticou a descontinuidade ou redução de programas criados em seus primeiros governos pelos presidentes que o sucederam. Ele afirmou: “Esse País, eu diria, o que eles fizeram depois do impeachment da Dilma é o que o Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza lá na Palestina. O que eles fizeram nesse país foi um pouco isso”.

Críticas ao Governo de Netanyahu

O presidente brasileiro prosseguiu com ataques ao governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. “Todo final de semana agora, final de semana morreu mais 70 na Faixa de Gaza. Semana passada morreu mais 90. Quem é que tá morrendo? É soldado? Não. É terrorista? Não. Quem está morrendo? São mulheres e crianças que são vítimas dos ataques todo santo dia de um governo que já foi condenado pelo tribunal internacional”, disse Lula.

Lula fez referência à condenação do governo israelense pelo tribunal internacional, assim como ocorreu com o presidente russo, Vladimir Putin, pela guerra na Ucrânia. “O mesmo tribunal que condenou o Putin pela guerra na Ucrânia condenou Israel porque está fazendo isso com a Faixa de Gaza. E não é o povo de Israel, porque o povo de Israel também não quer guerra. O povo de Israel quer paz. O governo de Netanyahu que é irresponsável e não tem sequer respeito pelas decisões da ONU”, declarou o presidente.

Contexto e Repercussões

As declarações de Lula refletem sua postura crítica em relação às políticas internacionais de Israel sob a liderança de Netanyahu e ao impacto negativo que, segundo ele, a gestão pós-impeachment de Dilma Rousseff teve sobre o Brasil. As comparações feitas pelo presidente brasileiro podem gerar discussões tanto no cenário político nacional quanto no internacional, dada a delicadeza dos temas abordados.

A cerimônia marcou uma década do campus Lagoa do Sino da UFSCar, reforçando a importância da continuidade dos investimentos em educação e infraestrutura universitária, um tema que Lula tem destacado em seus discursos.

Comentários