Sábado, Janeiro 18, 2025
spot_img
InícioDESTAQUESLula compara ação de Israel em Gaza com impeachment de Dilma Rousseff

Lula compara ação de Israel em Gaza com impeachment de Dilma Rousseff

spot_img

Lula Compara Gestão Pós-Impeachment de Dilma à Destruição na Faixa de Gaza

Nesta terça-feira (23), durante a cerimônia de comemoração dos 10 anos do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração comparando a gestão do Brasil após o impeachment de Dilma Rousseff à destruição causada pelas forças israelenses na Faixa de Gaza. O evento aconteceu na cidade de Buri, no interior de São Paulo.

Lula criticou a descontinuidade ou redução de programas criados em seus primeiros governos pelos presidentes que o sucederam. Ele afirmou: “Esse País, eu diria, o que eles fizeram depois do impeachment da Dilma é o que o Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza lá na Palestina. O que eles fizeram nesse país foi um pouco isso”.

Críticas ao Governo de Netanyahu

O presidente brasileiro prosseguiu com ataques ao governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. “Todo final de semana agora, final de semana morreu mais 70 na Faixa de Gaza. Semana passada morreu mais 90. Quem é que tá morrendo? É soldado? Não. É terrorista? Não. Quem está morrendo? São mulheres e crianças que são vítimas dos ataques todo santo dia de um governo que já foi condenado pelo tribunal internacional”, disse Lula.

Lula fez referência à condenação do governo israelense pelo tribunal internacional, assim como ocorreu com o presidente russo, Vladimir Putin, pela guerra na Ucrânia. “O mesmo tribunal que condenou o Putin pela guerra na Ucrânia condenou Israel porque está fazendo isso com a Faixa de Gaza. E não é o povo de Israel, porque o povo de Israel também não quer guerra. O povo de Israel quer paz. O governo de Netanyahu que é irresponsável e não tem sequer respeito pelas decisões da ONU”, declarou o presidente.

Contexto e Repercussões

As declarações de Lula refletem sua postura crítica em relação às políticas internacionais de Israel sob a liderança de Netanyahu e ao impacto negativo que, segundo ele, a gestão pós-impeachment de Dilma Rousseff teve sobre o Brasil. As comparações feitas pelo presidente brasileiro podem gerar discussões tanto no cenário político nacional quanto no internacional, dada a delicadeza dos temas abordados.

A cerimônia marcou uma década do campus Lagoa do Sino da UFSCar, reforçando a importância da continuidade dos investimentos em educação e infraestrutura universitária, um tema que Lula tem destacado em seus discursos.

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img