Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados promove atividade para reforçar segurança assistencial do paciente

25/07/2024 às 11:03
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados Realiza “Pipoca da Notificação” para Reforçar Segurança do Paciente

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), promoveu nos dias 18 e 19 de julho a “Pipoca da Notificação” com o objetivo de reforçar os processos internos voltados à segurança do paciente.

A iniciativa incentivou as equipes assistenciais e administrativas a notificarem eventos adversos e não conformidades na unidade. “No dia a dia de cuidados com os pacientes, os profissionais passam por diversas situações e é preciso que todas as ocorrências adversas e não conformidades sejam relatadas para que possamos projetar estratégias de aperfeiçoamento”, afirmou Amanda Correa, coordenadora do NQSP.

Ela destacou que os 150 colaboradores do hospital participam de treinamentos e cursos periódicos que abordam diversas situações do trabalho. “É através desses cursos que buscamos promover de maneira permanente a cultura da qualidade e segurança do paciente”, acrescentou Amanda.

Essa cultura envolve a adoção de práticas e métodos de atendimento que garantem a qualidade nos cuidados com os pacientes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou seis metas de segurança do paciente que todas as unidades de saúde devem promover entre seus profissionais. São elas:

  1. Identificação correta dos pacientes.
  2. Comunicação efetiva.
  3. Melhoria da segurança dos medicamentos de alta vigilância.
  4. Cirurgias em local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto.
  5. Redução do risco de infecções associadas aos cuidados de saúde.
  6. Redução do risco de lesões decorrentes de quedas.

Para cada uma dessas metas, há uma série de condutas que os profissionais devem seguir no atendimento ao paciente, como a notificação de incidentes e eventos adversos abordados na atividade “Pipoca da Notificação”.

“Decidimos realizar uma dinâmica humanizada para lembrar e reforçar a todos os colaboradores sobre práticas de notificação. Com esse mapeamento, conseguimos agir preventivamente e garantir a assistência de qualidade para os nossos pacientes”, disse a coordenadora do NQSP.

Sobre o Hospital

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados é referência para mais de 1 milhão de pessoas em 33 municípios da região, realizando procedimentos de baixa e média complexidade. A unidade oferece consultas e cirurgias em diversas especialidades, como cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, vascular e oftalmologia, além de exames como ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.

4o

Comunicação SES
Foto: Divulgação HRGD

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias