Desde abril, mais de mil bombeiros, militares e brigadistas atuam no combate aos incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso do Sul, com reforços constantes de estados parceiros. Além do controle e extinção do fogo, o trabalho para garantir a sobrevivência da fauna é realizado por voluntários do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), que focam no afugentamento de animais de áreas de risco e no aporte nutricional em áreas afetadas.
Ações do Gretap
O Gretap, criado em 2020 devido aos grandes incêndios florestais, atua principalmente no aporte nutricional e no afugentamento da fauna. A equipe monitora a progressão do fogo e cria rotas de fuga para os animais, utilizando aceiros, que são faixas sem vegetação feitas preventivamente para confinar os incêndios. Esses aceiros são confeccionados tanto pelo Corpo de Bombeiros quanto pelos proprietários rurais, criando corredores para a fuga da fauna.
Nos locais já atingidos pelas chamas, o Gretap realiza o aporte nutricional básico para que os animais possam continuar se alimentando até que as áreas se regenerem. “O aporte nutricional é monitorado e feito em regiões afetadas pelo fogo, onde os animais não têm alimento disponível”, explicou Arthur Falcette, secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc.
Emergência e Recursos
Vários municípios, incluindo Corumbá, Bonito, e Aquidauana, tiveram situação de emergência decretada e reconhecida pela União devido aos incêndios florestais. Recentemente, o governador Eduardo Riedel recebeu uma comitiva ministerial em Corumbá para acompanhar os trabalhos de combate aos incêndios e oficializar a entrega de mais R$ 137,6 milhões em recursos, somando-se aos R$ 50 milhões já aplicados pelo governo estadual.
Previsão do Tempo
O boletim semanal da Operação Pantanal, divulgado hoje (25), destacou as condições climáticas desfavoráveis com altas temperaturas, baixa umidade e ausência de chuva. As temperaturas variam entre 34°C e 37°C, com umidade relativa do ar entre 10% e 30%, condições que favorecem a ocorrência de incêndios florestais.
Entre os dias 27 e 28 de julho, o perigo de fogo é considerado muito alto a extremo. A meteorologista Valesca Fernandes, do Cemtec, informou que há uma previsão de avanço de uma frente fria nos dias 29 e 30 de julho, o que pode aumentar a nebulosidade e provocar uma leve queda nas temperaturas, com chances de chuva apenas na região de Porto Murtinho. As temperaturas devem ficar mais amenas, variando entre 27°C e 33°C.
Comentários