Depois de vencer a Nigéria por 1 a 0 durante a primeira rodada da fase de grupos da Olimpíada de Paris, o Brasil tem o Japão como próximo desafio. A seleção feminina de futebol do Japão é uma das favoritas a avançar no grupo C. As equipes entram em campo neste domingo (27), às 12h (horário de Brasília), no Parc des Princes.
Se o Brasil venceu, o Japão, por outro lado, tropeçou diante da Espanha e perdeu por 2 a 1. Portanto, a classificação parcial está da seguinte forma: Espanha (três pontos e uma vitória), Brasil (três pontos e uma vitória), Japão (zero ponto e uma derrota) e Nigéria (zero ponto e uma derrota).
Essa é a quinta participação das japonesas nos Jogos Olímpicos. A equipe, que é bicampeã mundial, se classificou pela última vez em Tóquio, no ano de 2020, quando sediou o torneio. Mas a aparição mais recente delas foi na Copa do Mundo de 2023, sendo eliminado pela Suécia na quartas de final. A maior marca das japonesas, no entanto, aconteceu na fase de grupos, quando deu um nó tático e venceu a Espanha por 4 a 0.
Depois da Copa, o Japão se consagrou campeão dos Jogos Asiáticos e conquistou a vaga para a Olimpíada de Paris no Pré-Olímpico da Ásia. Além disso, participou da SheBelieves Cup em abril de 2024. Essa, inclusive, foi a última vez que as duas seleções se enfrentaram. As brasileiras venceram nos pênaltis com direito a uma atuação de gala da goleira Lorena, que pegou três cobranças.
Antes disso, o Brasil encontrou o Japão em amistosos no final do ano passado, somando uma derrota e uma vitória. Nas últimas Datas-Fifa, o Japão jogou contra a Nova Zelândia e Gana, ganhando os três jogos que disputou contra as equipes.
As Nadeshiko vêm com uma seleção jovem, que teve o processo de renovação iniciado em 2019. O grupo é conhecido por esbanjar entrosamento e intensidade. Em quase todas as jogadas de recuperação de bola, as japonesas saem em velocidade, guiadas por triangulações de um ou dois passes, até chegar – rapidamente – ao gol adversário.
Entre as integrantes do grupo, o Japão é a seleção que mais apresenta perigo ao Brasil, uma vez que no mesmo nível, as equipes disputam a segunda colocação da tabela, já que – na teoria – a liderança deve ficar com a Espanha.
Saki Kumagai, da Roma
Yui Hasegawa, do Manchester City
Hinata Miyazawa, do Manchester United
Fonte: Ogol
Comentários