Há menos de um mês e meio, o Campeonato Brasileiro 2024 teve o seu placar mais surpreendente, com o Cuiabá, hoje na zona de rebaixamento, vencendo instável Fortaleza por 5 a 0. O duelo marcou a terceiro derrota seguida do Tricolor, que também perdeu para o CRB – mas conquistou a Copa do Nordeste nos pênaltis – e para o Bahia. Só que o jogo serviu como uma “virada de chave” e o time comandado por Vojvoda renasceu como uma fênix.
Desde o fatídico 16 de junho contra o Cuiabá, o Fortaleza disputou 11 partidas do Campeonato Brasileiro e perdeu apenas uma vez – 2 a 0 contra o Vasco. O retrospecto é bastante positivo, com oito vitórias e apenas dois empates. A boa sequência fez o Tricolor chegar aos 36 pontos e ficar na quarta posição do Campeonato Brasileiro.
Nesse recorte, o Fortaleza venceu com autoridade o Palmeiras no Castelão (3 a 0) e ainda foi um visitante indigesto para bater o Flamengo no Maracanã. O Rubro-Negro, inclusive, lidera o Campeonato Brasileiro, com quatro pontos à frente do time cearense. Ambos contam com um jogo a menos que Botafogo e Palmeiras, outros integrantes do G4.
Nos últimos 11 jogos do Brasileirão, o Fortaleza conquistou 26 de 33 pontos disputados. Levando esse recorte como parâmetro, o Flamengo conquistou 23 pontos, o Botafogo 21 e o Palmeiras fez 19. Ou seja, o ‘Laion’ tem aproveitamento recente melhor do que outros concorrentes ao título brasileiro.
Ostentando seis jogos de invencibilidade no geral, o Fortaleza também tem um grande trunfo neste Brasileirão: o Castelão. Dos 19 jogos que fez no Brasileirão até aqui, 11 deles foram disputados dentro de casa, onde o Tricolor ainda não perdeu. Foram oito vitórias e três empates, com 27 pontos ganhos. Fora de casa foram nove pontos em oito jogos, um desempenho que pode ser prejudicial para a sequência.
O ressurgimento do Fortaleza também evidencia o grande trabalho do técnico Juan Pablo Vojvoda. O início de 2024 não foi bom, com nível de atuação muito abaixo do demonstrado nos últimos anos com o argentino no comando. No entanto, uma minirreforma no elenco ajudou a trazer equilíbrio. Apesar de perder o Estadual, conseguiu ser campeão nordestino e avançou em primeiro na Sul-Americana em um grupo que tinha o gigante Boca Juniors.
O Fortaleza também conta com grandes nomes nos dois extremos do campo, com o goleiro João Ricardo e o atacante Lucero na lista dos melhores jogadores do Brasileirão até o presente momento.
João Ricardo não deu nenhum espaço para Santos, contratado junto ao Flamengo no início do ano, ser titular. O goleiro de 35 anos vive um dos melhores momentos da carreira em uma temporada fantástica. Ele esteve presente em todos os jogos do Tricolor no Brasileirão, atuando em todos os minutos. Em 19 jogos foram apenas 18 gols sofridos. Mérito, claro, dividido com todos os colegas de equipe.
O grande nome no ano é Juan Martín Lucero. O centroavante argentino que foi um movimento impecável na janela de 2023, vive seu ano de média mais artilheiro e está a dois gols de igualar suas duas últimas temporadas, as melhores da carreira. Além disso, com oito gols, é o vice-artilheiro do Brasileirão, atrás apenas de Pedro. Mais do que apenas gols (que não foram debaixo da trave), ‘El Gato’ também entrega boa movimentação e qualidade no passe.
O momento do Fortaleza é excepcional e uma briga por título vai depender da difícil regularidade no topo. O que pode empolgar a torcida na possível disputa pelo título é que o Tricolor tem um elenco farto, com boas e numerosas opções para o meio e ataque que podem ajudar a mitigar as ausências certas causadas pela louca temporada no Brasil. Restando 19 jogos, fica mais a pergunta: até onde pode ir o Tricolor?
Fonte: Ogol
Comentários