Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Correções solicitadas pela Anac devem ficar prontas na 1ª quinzena de agosto, diz Exército

01/08/2024 às 10:18
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Correções na Pista do Aeroporto de Dourados Devem Ser Concluídas em Agosto

As correções exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para tornar a pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira operável estão previstas para serem concluídas na primeira quinzena de agosto. O Comando Militar do Oeste (CMO) confirmou a previsão.

O aeroporto está fechado desde 1º de maio de 2021, quando o 9º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército Brasileiro iniciou a reforma e ampliação da área de pousos e decolagens. As adequações incluem mudanças de posicionamento de placas e luminárias, nivelamento do solo com caixas de concreto, e o envio de informações adicionais de projeto relacionadas ao “As Built” (maneira como a obra foi construída).

Além disso, é necessário encaminhar a especificação técnica dos materiais construtivos e ajustar a sinalização horizontal do indicador de vento. “A previsão é que esteja tudo resolvido até a primeira quinzena de agosto”, informou a assessoria de imprensa do CMO. Essas adequações são essenciais para o processo de homologação do aeroporto, mas não afetam o prazo do processo.

Planos de Segurança Aprovados

Nesta semana, o aeroporto recebeu as aprovações dos planos de segurança necessários para avançar nos trâmites de operação. As autorizações foram assinadas pelo tenente-coronel aviador Devilan Dutra Paulon Júnior, diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica.

De acordo com a portaria de 25 de julho, publicada no Diário Oficial da União em 30 de julho, foram aprovados o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) e o Plano de Zona de Proteção de Auxílios à Navegação Aérea (PZPANA). Esses planos visam limitar obstáculos (como árvores e construções) ao redor dos aeroportos, garantindo segurança para aeronaves e passageiros.

Transição e Nova Gestão

As obras do aeroporto foram oficialmente entregues pelo 9º BEC em 19 de julho, após mais de três anos de trabalho. Agora, a administração municipal está agilizando as aprovações burocráticas para tornar o aeródromo apto a receber voos comerciais.

Com o contrato já assinado, a gestão do aeroporto será transferida para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O processo de transição já começou, e nos próximos dias a Infraero realizará as primeiras contratações para atuar em Dourados. Entre os serviços iniciais, estão o Canal de Inspeção, a operação da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego (EPTA) e serviços ambientais.

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias