Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Brasil x EUA: Retrospecto em Olimpíadas, último embate importante e o Dream Team

06/08/2024 às 09:28
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Pela décima vez na história dos Jogos Olímpicos, Brasil e Estados Unidos vão se encontrar na disputa. Nesta terça-feira (6), os dois países buscam uma vaga nas semifinais da Paris 2024.

Depois de uma fase de grupos com 100% de aproveitamento, os norte-americanos são, obviamente, amplamente favoritos. A seleção por sua vez, se garantiu como uma das terceiras melhores colocadas e atuação de gala de Bruno Caboclo.

100% de vitórias para os EUA

A história do embate entre brasileiros e norte-americanos em Olimpíadas começou em 1952. Com muito equilíbrio, os estadunidenses venceram pelo placar de 57 a 53. Quatro anos mais tarde, os Estados Unidos aplicaram a maior vitória diante do Brasil em Jogos Olímpicos – 113 a 51.

Além de 1952, o Brasil em mais uma oportunidade foi derrotado por menos de uma dezena de pontos. Em duelo disputado 20 anos depois, nos Jogos de Munique em 1972, os americanos venceram pelo placar de 61 a 54. Destaque também para o enfrentamento contra o Dream Team, em 1992. Naquela partida, pela primeira fase, o time americano atropelou pelo placar de 127 a 83.

O cestinha da partida foi Charles Barkley, com 30 pontos, enquanto Michael Jordan anotou 15, além de sete assistências. Pelo Brasil, Oscar Schmidt foi o principal pontuador com 24 pontos. A média de diferença nas vitórias olímpicas americanas, diante do Brasil, é de 25,2 pontos.

Encontro pelo Mundial

O embate mais recente entre as duas seleções, com ambas enviando peças importantes para uma competição, aconteceu na Copa do Mundo de Basquete de 2019. Pela primeira fase, os americanos venceram, por 89 a 73, com destaque para Kemba Walker e Myles Turner, que combinaram para 32 pontos.

A seleção brasileira contava ainda com Leandrinho, Varejão e Alex Garcia, bem como um ainda jovem Bruno Caboclo, Yago, entre outros. Enquanto o Brasil foi eliminado na primeira fase, os Estados Unidos tiveram desempenho abaixo da crítica e fecharam apenas na sétima colocação.

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias