Com golaços, Ceará bate lanterna Guarani e segue colado no G4 da Série B

Em bom momento depois da chegada do técnico Léo Condé, o Ceará venceu o Guarani na noite desta terça-feira, 6, no Castelão, por 3 a 1, pela Série B no Campeonato Brasileiro. O jogo foi marcado por lindos gols de Errick Pulga e Lourenço. Caio Dantas descontou.

Com 10 pontos conquistados nos últimos quatro jogos, o Ceará termina o primeiro turno com 29 pontos, na sexta posição e apenas um ponto atrás do G4. Já o Guarani, com apenas 11 pontos é o lanterna. 

O começo de jogo foi mais travado e o mandante Ceará não conseguiu se impor diante do lanterna Guarani. O time paulista inclusive surpreendeu ao tomar a iniciativa nos primeiros minutos do confronto, trocando passes na intermediária e tentando finalizações na área depois de cruzamentos dos alas. Mas as duas equipes não conseguiram ser perigosas e os goleiros foram figurantes. 

Em certo momento, o Guarani conseguiu superar os 65% de posse de bola no Castelão e ocupou o campo de ataque. No entanto, faltou criatividade e as esticadas para os atacantes no último terço demoraram a encaixar. A primeira grande chance da partida só aconteceu aos 18, quando João Victor fez jogada individual da direita para o meio, bateu firme e a bola saiu tirando tinta da trave. 

Depois de um péssimo início, o Ceará foi acordar para a partida. Aos 23, Aylon acertou o alvo pela primeira vez em cabeçada forte que exigiu boa defesa do goleiro Vladimir. Já aos 26, Mugni fez lançamento da sua área ao ataque, Erick Pulga ficou com a bola, fez ótima jogada individual e chapou no canto para abrir o placar. 

O gol marcado pelo Ceará fez o Guarani voltar a ser dono da bola e pressionar na busca do empate. O cenário foi de um jogo travado, com o Bugre travado e o Vozão sem conseguir explorar o contra-ataque. Só que depois de lançamento longo, Airton ganhou da zaga e foi derrubado pelo goleiro Richard. Pênalti marcado. Aos 44, Caio Dantas cobrou a penalidade no cantinho e deixou tudo igual no primeiro tempo. 

As equipes se alternaram no ataque na volta para o segundo tempo. O Ceará já acertou o alvo aos 6, quando Rafael Ramos cruzou cruzou com perfeição da direita, Saulo Mineiro cabeceou e Vladimir fez a defesa. A resposta do Guarani foi aos 11, com o centroavante Caio Dantas, que recebeu livre na intrmediária, arriscou e viu a bola desviar no meio do caminho antes de sair pela linha de fundo. 

A troca de ataques seguiu, com minutos de domínio alternados entre as equipes e com finalizações que não acertaram o alvo ou levaram perigo. Os técnicos apelaram para o banco de reservas e os jogadores que saíram de lá demoraram a entregar um bom ritmo, o que deixou o jogo lento. Aos 29, o Ceará poderia ter sorte melhor quando De Lucca deu lindo chapéu no marcador dentro da área. Só que ele foi desarmado na hora do chute. 

Se as duas equipes mostravam grandes problemas criativos, a bola parada foi a solução para o segundo gol. Aos 34, Lourenço, do Ceará, foi para uma cobrança frontal e de longa distância. O volante soltou a pancada e acertou o ângulo em um lindo gol. Vozão na frente.

O Guarani então foi para o desespero tentando evitar mais uma derrota, só que não conseguiu se impor. Ainda deu tempo para nos acréscimo, o Ceará marcar mais uma vez. Em rápido ataque, Erick Pulga recebeu na direita, deixou o marcador no chão e foi fatal na finalização no alto. Apito final e placar definido. 

Fonte: Ogol

Comentários