Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Sobraram 16: Série D afunila com promessa de emoção na reta final

07/08/2024 às 04:33
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O último final de semana foi de decisão na Série D, com os duelos de mata-mata da segunda fase após uma longa fase de grupos. Como uma importante chance de garantir um calendário nacional em alto nível no futebol brasileiro no próximo ano, 16 clubes seguem na disputa de quatro vagas para a terceira decisão. A fase oitavas de final começa no próximo sábado, 10, com oito confrontos em ida e volta que prometem ser emocionantes. 

A fase de grupos da Série D contou com 64 times divididos em oito grupos com oito equipes cada. Após 14 jogos (ida e volta contra todos os adversários), os quatro melhores colocados avançaram para uma segunda fase em mata-mata. Os jogos aconteceram nos últimos dois finais de semana, com direito a dsputa de pênaltis em cincos confrontos. 

Manauara, Portuguesa, Brasiliense, Maringá, Brasil de Pelotas, Cianorte, Itabaiana, Treze e Anápolis conseguiram avançar com certa tranquilidade diante de Tocantinopolis, Real Noroeste, Novo Hamburgo, Água Santa, Costa Rica (MS), Atlético Cearense, ASA e Itabuna, respectivamente. 

A emoção ficou por conta das classificações de Altos, Manaus, Retrô, Inter de Limeira e Porto Velho nos pênaltis contra Princesa, Maranhão, América de Natal e River-PI após dois empates nos jogos de ida e volta. 

As oitavas de final reforçam o caráter plural e diverso da Série D, com os 16 representantes espalhados pelo Brasil. São equipes de Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Paraná, Pernambuco, Ceará, Piauí, Sergipe, Paraíba, Rondônia, Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul. 

Dos 16 classificados para as oitavas de final da Série D, apenas dois foram rebaixados da terceira divisão no ano passado: Manaus e Altos. América de Natal ficou na segunda fase e Pouso Alegre sequer saiu da fase de grupos. 

As melhores campanhas da Série D até o momento são do Manauara (11 vitórias e 5 empates), Maringá (12 vitórias, 2 empates e 2 derrotas), Brasiliense (11 vitórias, 3 empates e 2 derrotas), Treze e Nova Iguaçu (10 vitórias, 5 empates e 1 derrota).

Inter de Limeira (SP) x Nova Iguaçu (RJ);

Altos (PI) x Treze (PB);

Portuguesa (RJ) x Maringá (PR);

Manaus (AM) x Iguatu (CE);

Brasil de Pelotas (RS) x Brasiliense (DF);

Cianorte (PR) x Anápolis (GO);

Itabaiana (SE) x Porto Velho (RO);

Retrô (PE) x Manauara (AM).

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias