Capital terá chuva de meteoros hoje; saiba melhor hora para ver

Fenômeno está visivel desde o final de julho, mas terá pico entre esta segunda e terça-feira

Na madrugada desta segunda-feira (12), os moradores de Campo Grande terão a oportunidade de presenciar um dos fenômenos astronômicos mais aguardados do ano: a chuva de meteoros Perseidas. O espetáculo poderá ser visto a olho nu, sem a necessidade de aparelhos astronômicos.

As Perseidas, nomeadas em homenagem ao herói grego Perseu, têm sido visíveis desde o final de julho, mas o pico de atividade está previsto para ocorrer entre os dias 12 e 13 de agosto. De acordo com Hamilton Corrêa, fundador do Clube de Astronomia Carl Sagan da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o melhor horário para observação será entre as 3h e 5h da madrugada (horário de MS). Este ano, apenas o estado do Rio Grande do Sul não conseguirá ver o fenômeno.

Hamilton Corrêa observa que a intensidade da chuva de meteoros pode variar ao longo do ano, o que gera diferentes reações entre os observadores. “Ocorre com mais ou menos intensidade ao longo do ano, dependendo do mês. Alguns costumam gostar, outros não, eu gosto”, comentou ele. Durante o pico, podem ser vistos até 100 meteoros por hora.

No entanto, as condições climáticas podem interferir na visualização, especialmente em caso de neblina ou tempo nublado. Para garantir uma boa observação, recomenda-se procurar um local escuro, com um horizonte claro e sem obstruções, como edifícios.

A chuva de meteoros Perseidas também é conhecida na crença católica como “Lágrimas de São Lourenço”, ocorrendo quando a Terra passa pelos detritos deixados pela cauda do cometa Swift-Tuttle. O nome Perseidas se refere à constelação de Perseus, de onde os meteoros parecem surgir durante o fenômeno.

Comentários