MSGÁS lança chamada pública para biometano em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados
Anuncie Aqui
MSGÁS lança Chamada Pública para fornecimento de biometano em Mato Grosso do Sul
O biometano, considerado um dos combustíveis do futuro, será distribuído pela MSGÁS em Campo Grande, Três Lagoas e, nos próximos anos, em Dourados. A companhia lançou uma Chamada Pública para fornecedores, oferecendo incentivos como a redução da alíquota de ICMS de 17% para 1,8%, medida do Governo do Estado.
Segundo o edital, as propostas devem suprir um total de 40 mil m³ de biometano por dia, sendo 30 mil m³ destinados às redes de Campo Grande e Três Lagoas, e 10 mil m³ para Dourados. As usinas podem entregar o combustível por meio de dutos ou em formas comprimida (GNC) ou liquefeita (GNL).
A Chamada Pública é um marco na transição energética do Estado, impulsionada pelo crescimento da produção de biometano, proveniente de resíduos agrícolas e suinocultores. Esse desenvolvimento é essencial para a meta do governo de tornar Mato Grosso do Sul um Estado Carbono Neutro até 2030.
As propostas devem ser enviadas até o dia 13 de setembro de 2024, exclusivamente pelo correio eletrônico [email protected]. O edital completo está disponível no site oficial da MSGÁS.
A expansão da produção de biometano no Estado é viabilizada por incentivos como os programas Leitão Vida e MS Renovável, que permitem o aproveitamento de resíduos agrícolas para a produção de biogás e biometano. Atualmente, Mato Grosso do Sul possui 22 biodigestores em operação, com a capacidade de gerar grandes volumes de biometano, contribuindo significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Além disso, a MSGÁS recebeu licença ambiental para expandir sua rede de distribuição em Campo Grande, com a construção de mais 40 km de gasodutos em 20 ruas da capital, fortalecendo ainda mais a infraestrutura para a distribuição de gás natural e biometano.
A regulação recente, com normas específicas para a distribuição de biometano, assegura a segurança jurídica necessária para atrair investimentos e fomentar a inovação no setor de energia renovável no Estado.
Comunicação MSGÁS
*com informações da Semadesc
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários