Ituano supera o Operário fora de casa e respira na Série B

Operário e Ituano abriram nesta quinta-feira, 15, a 21ª rodada da Série B e quem se deu melhor foi o time paulista. Fora de casa e com um forte início de jogo, venceu por 2 a 1, com gols de Miqueias e Bruno Xavier. O Fantasma chegou a diminuir com Felipe Augusto, pressionou pelo empate, mas ficou no quase. 

Essa foi a segunda vitória seguida do Ituano, que chegou aos 19 pontos e subiu ao 17º lugar da Série B, a 3 pontos de sair da zona de rebaixamento. Já o Operário perdeu a segunda seguida e com 29 pontos é o oitavo colocado. 

O jogo começou animado, com as duas equipes mostrando que o foco maior estaria em atacar e cedendo espaços. O primeiro lance de perigo foi do Operário, em lance que o goleiro Jefferson Paulino falhou feio e precisou se recuperar com a bola nos pés. O time da casa pressionou mais nos minutos iniciais e assustou na cabeçada de Ronaldo, livre na área, e o goleiro do Ituano fez uma defesa incrível com os pés. 

Mas o Ituano que foi fatal e abriu o placar. Aos 17, Vinicius Paiva fez excelente jogada individual pela esquerda, cruzou na segunda trave e a bola sobrou limpa para Miqueias, que dominou e fuzilou no cantinho. O Operário tentou uma resposta imediata e assustou aos 21, quando o zagueiro William Machado foi soberano no alto após cobrança de escanteio e Jefferson Paulino fez nova defesa. 

O Ituano estava mesmo com a pontaria em dia e seguiu sendo fatal. Aos 23, Miqueias fez a jogada pela direita, Marcinho errou a tentativa de dar uma bicicleta e Bruno Xavier girou pegando em cheio na bola para encontrar a rede. 2 a 0. O segundo gol abalou o Operário, que viu a torcida pressionar e acumulou erros no ataque. O time paulista ainda teve à disposição os contra-ataques. 

No animado primeiro tempo, o Operário conseguiu dar uma resposta aos 36, quando Thales arrancou pela direita, cruzou rasteiro para o meio da área e de frente para o gol, Felipe Augusto chapou no cantinho. As melhores chances antes do intervalo então foram do Ituano, com Bruno Xavier obrigando o goleiro Rafael Santos a buscar a bola no cantinho e Thonny Anderson acertando o alvo em cobrança de falta. 

Na volta para o segundo tempo, o Operário foi dono da bola e tentou pressionar em busca de uma reação mais rápida. Aos 3, Maxwell arriscou da intermediária, a bola desviou no meio do caminho e saiu em escanteio. A pressão aumentou, com o Fantasma rondando a área, retomando a bola a todo instante e fazendo cruzamentos. No entanto, o Ituano conseguiu se fechar bem e evitar finalizações mais perigosas. 

Fechado na defesa, o Ituano ainda conseguiu ter um chute mais perigoso do que os donos da casa, quando Thonny Anderson recuperou a bola no ataque e abriu na esquerda para José Aldo, que finalizou perto do travessão. Mas logo a bola voltou para o Operário na sua tentativa de furar a zaga paulista. Ficou no quase aos 19, quando após escanteio, William cabeceou firme e o zagueiro Claudinho salvou em cima da linha. 

A pressão do Operário seguiu grande e o empate quase saiu aos 23. No lance, Vinicius Diniz decidiu arriscar da intermediária e a bola saiu tirando tinta da trave esquerda enquanto o goleiro só observou. Aos 30, Rodrigo Rodrigues conseguiu ter um raro espaço dentro da área paulista, chutou firme e Jefferson Paulino salvou o Ituano mais uma vez. 

O ritmo do confronto caiu por algum tempo, com o Operário na base do desespero e o Ituano fechado e ainda desperdiçando contra-ataques. Aos 38, Jhow teve boa oportunidade em cruzamento da esquerda, mas cabeceou por cima. No abafa do Operário, Rodrigo Rodrigues teve ótima chance aos 41, e pegou mal na bola. O Fantasma foi para o desespero nos acrésicmos com levantamentos na área. Mas a vitória foi do Ituano. 

Fonte: Ogol

Comentários