No duelo entre dois tricolores em Caxias do Sul, o Bahia levou a melhor contra o Grêmio, que poupou boa parte do time titular, vencendo por 2 a 0. O grande nome do jogo foi Thaciano, autor dos dois gols contra o seu ex-clube.
Após uma fase ruim, o Bahia venceu a segunda partida seguida e chegou aos 38 pontos, na sexta colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Grêmio viu chegar ao fim a sua sequência invicta e é o 14º colocado, com 24 pontos.
Contra o time reserva do Grêmio, o Bahia não se incomodou em ser visitante e logo assumiu uma postura mais propositiva, ocupando completamente o campo de ataque e rondou a área com passes curtos. Mas a primeira chance clara foi do Grêmio. Aos 7, Everton Ribeiro caiu sozinho, o Tricolor puxou contra-ataque e Nathan Fernandes, na cara do gol, bateu para fora.
O cenário seguiu o mesmo, com o Bahia dono da bola e ocupando o ataque, mas longe de envolver a marcação adversária perto da área. Já o Grêmio teve problemas na saída de bola e buscou o contra-ataque. O time baiano assustou pela primeira vez aos 15, no chute forte de Caio Alexandre, que tirou tinta da trave. Aos 20, o volante arriscou novamente de longe e Caíque foi seguro na defesa.
O jogo seguiu acontecendo no campo de ataque do Bahia, que viu o Grêmio completamente recuado e atrás do meio de campo. Aos 23, Cauly girou contra a marcação, bateu cruzado e para fora. Aos 27, quase um golaço de pé em pé, até que Everaldo soltou uma pancada dentro da área e a bola explodiu na trave. Já o Tricolor Gaúcho não teve sucesso nas poucas vezes em que foi ao ataque.
O Grêmio tentou se soltar na reta final do primeiro tempo ocupando o campo ofensivo. Aos 38, Du Queiroz se livrou da marcação na intermediária, soltou a pancada e levou perigo. Curiosamente, com mais espaço, o Bahia foi fatal. Aos 45, o rápido ataque chegou até Everaldo, que colocou na medida para Thaciano cabecear e fazer valer a lei do ex. Placar aberto.
Com a derrota parcial, o Grêmio voltou para o segundo tempo com duas substituições e mais disposto a ter a bola na busca por uma reação. O cenário então se inverteu, com o time gaúcho dono da bola e fazendo a maior parte do jogo acontecer no seu campo de ataque. Aos 8, conseguiu uma boa jogada e Monsalve, de frente para o gol, bateu rente à trave em uma chance claríssima.
O Bahia não abdicou do ataque e seguiu criando. Aos 11, Arias cruzou da direita, Cauly emendou de primeira e Rodrigo Ely travou na cara do gol duas vezes. Mas o Grêmio esteve mesmo melhor e foi encontrando espaços na defesa adversária, restando apenas maior capricho no momento de finalizar. Aos 20, no rebote de uma falta, Nathan recebeu na área, soltou a pancada e Marcos Felipe defendeu com uma mão.
As substituições melhoraram o Grêmio, que passou a ter maior controle do jogo e também ser agressivo pelos lados. O Bahia até encontrou alternativas nas transições, mas sem opções de velocidade. As duas equipes conseguiram atacar com espaço, mas levando a pior contra a zaga no último momento. Então a bola parada foi essencial. Aos 31, após escanteio batido por De Pena, Thaciano cabeceou livre de novo e fez o seu segundo gol.
O Grêmio foi para a última cartada com as entradas de Cristaldo e Arezo. Os dois não demoraram a finalizar de fora da área, com a tentativa do centroavante tirando tinta da trave. Aos 38, Soteldo cruzou, Gustavo Nunes cabeceou e o goleiro mandou para escanteio. O Bahia quase marcou o terceiro gol aos 42, mas a completada de Iago na pequena área parou em defesa espetacular de Caíque. A pressão final não deu resultado e dos tricolores, o baiano levou a melhor.
Fonte: Ogol




Comentários