SAD foca em inovação e eficiência com projeto de mapeamento de fluxos e processos em gestão de pessoas
Anuncie Aqui
Governo de MS inicia mapeamento de processos para modernizar a gestão de pessoas
A Secretaria de Estado de Administração (SAD) deu início, nesta segunda-feira (19), ao Projeto de Mapeamento de Fluxos e Processos em Gestão de Pessoas, que será implementado em todo o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O evento de abertura reuniu gestores e servidores de 34 órgãos estaduais no auditório Germano Barros de Souza, localizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, e teve como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância dessa iniciativa, que tem como foco a transformação das práticas de gestão de pessoas no Estado.
Durante o evento, o Secretário-adjunto de Estado de Administração, Roberto Gurgel, destacou o caráter estratégico do projeto, que está alinhado às diretrizes do Programa de Gestão de Pessoas para o Futuro. Este programa é uma das principais entregas da SAD no Contrato de Gestão firmado com o Governo do Estado.
“Esse projeto é uma ação inovadora que reforça nossa missão de promover uma gestão pública eficiente e centrada em resultados. Estamos construindo um novo modelo de governança que impacta transversalmente todos os órgãos do estado e que é uma prioridade dentro do plano de gestão do governador Eduardo Riedel, lembrando sempre que todo o serviço público é feito por pessoas”, afirmou Gurgel.
A superintendente em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SAD, Lea Maria Ribeiro, também ressaltou a relevância do projeto de mapeamento de fluxos e processos para a Administração Pública. Ela enfatizou que a iniciativa faz parte do Contrato de Gestão da SAD na área de Gestão de Pessoas e envolve todos os órgãos do Governo do Estado de forma integrada.
“Nosso objetivo é orientar e disseminar o conhecimento sobre a Gestão por Processos, detalhando os principais conceitos, etapas, atividades e produtos gerados, além de promover a transformação organizacional através da otimização dos procedimentos e métodos utilizados. Para que consigamos alcançar nossos objetivos de compreender e melhorar nossos processos em Gestão de Pessoas, contamos com a participação efetiva de todos durante as nossas oficinas”, destacou Lea.
Ao longo do evento, os participantes foram apresentados aos conceitos e metodologias que serão aplicados durante as oficinas de mapeamento de fluxos e processos, que ocorrerão nos próximos meses. A Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged), responsável pela condução do projeto, apresentou as metas e o cronograma de trabalho. Estima-se que até 2025 sejam mapeados 60 processos em gestão de pessoas, dos quais 16 devem ser concluídos até dezembro de 2024.
Lea Ribeiro frisou que essa ação terá um impacto positivo na modernização da administração pública estadual. Segundo ela, o mapeamento é uma ferramenta essencial para organizar o fluxo de trabalho, criar um ambiente de maior clareza e garantir agilidade e eficiência na tomada de decisões.
O projeto de mapeamento de processos não é apenas uma demanda estratégica do governo estadual, mas também uma resposta à necessidade de otimizar o serviço público, garantindo que os fluxos de trabalho estejam alinhados com as melhores práticas. O objetivo é que os servidores possam atuar de maneira mais eficaz e integrada.
A partir desta sensibilização inicial, os órgãos participantes começarão a realizar oficinas práticas, que têm como meta capacitar gestores e equipes para a aplicação das técnicas de mapeamento e análise de processos. A expectativa é de que essa iniciativa traga melhorias significativas em áreas críticas da gestão pública, resultando em um serviço mais eficiente para a população de Mato Grosso do Sul.
Próximos Passos
Nos próximos meses, os órgãos envolvidos participarão de encontros presenciais com foco no mapeamento dos fluxos e processos específicos de cada órgão, abordando 16 temas centrais. As primeiras oficinas serão realizadas entre os dias 20 e 22 de agosto, e 27 e 29 de agosto, na Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov MS).
Com o apoio contínuo da SAD, o Governo do Estado reafirma seu compromisso de investir na qualificação e valorização dos servidores públicos, sempre com o foco em melhorar o atendimento à população e garantir um serviço mais eficiente e humanizado.
Sobre o Programa de Gestão de Pessoas para o Futuro
Conduzido pela SAD em parceria com a Escolagov, o Programa de Gestão de Pessoas para o Futuro é uma das principais iniciativas do governo para a modernização da administração pública. Por meio de ações como a capacitação contínua dos servidores e o mapeamento de processos, o programa visa preparar o Estado para enfrentar os desafios do futuro. O objetivo é promover um ambiente de trabalho saudável, eficiente e que esteja alinhado com as demandas atuais, fortalecendo o papel dos servidores na construção de um governo mais eficaz e próximo da população.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários