Inscrições para bolsas em pesquisa científica e tecnológica no Ensino Médio vão até o dia 6
Anuncie Aqui
Professores das redes públicas podem submeter propostas ao PICTEC 2024 até 6 de setembro
O Governo de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), abriu chamada pública para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICTEC) 2024. O programa é destinado a professores do ensino médio das redes públicas (municipal, estadual ou federal) que queiram desenvolver projetos de pesquisa científica e tecnológica com seus alunos. As inscrições estão abertas até o dia 6 de setembro.
Detalhes da Chamada
Serão selecionados até 200 projetos, e cada professor-orientador aprovado receberá uma bolsa de R$ 800 mensais por 12 meses. Além disso, até quatro estudantes de cada escola participante receberão bolsas de R$ 400 mensais, também pelo período de um ano.
Para participar, os professores precisam estar vinculados a uma escola pública de ensino médio ou técnico integrado e possuir formação mínima de especialização. Eles também não podem ter parentesco com os estudantes candidatos às bolsas. Já os estudantes devem estar regularmente matriculados, ter frequência escolar de, no mínimo, 80% e não estarem no último ano do curso.
Áreas de Pesquisa
Os projetos precisam estar inseridos em uma das seguintes áreas de pesquisa: Agronegócio, Bioeconomia, Biotecnologia, Cidades Inteligentes, Energias Renováveis, Biodiversidade, Saúde Animal, Saúde Humana, Tecnologias Sociais e Assistivas.
Objetivos do PICTEC
O objetivo do PICTEC é incentivar a vocação científica entre os estudantes do ensino médio e técnico integrado das escolas públicas do estado, além de proporcionar uma formação continuada para os professores.
O resultado da chamada será divulgado em dezembro de 2024. Para mais informações, os interessados podem acessar o documento completo da chamada no site da Fundect.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Foto de capa: Álvaro Rezende
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários