Operação Pantanal 2024 mobiliza equipes para controlar queimadas em biomas do Estado e prestar assistência a ribeirinhos.
Com condições climáticas extremas, os incêndios florestais seguem devastando o Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul. Altas temperaturas de até 41°C, umidade em torno de 10% e ventos de 50 km/h estão agravando a situação, favorecendo a propagação do fogo. A Operação Pantanal 2024, comandada pelo Corpo de Bombeiros, segue atuando em diversas regiões, como Nabileque, Urucum e Parque Estadual das Nascentes do Taquari.
Além do Pantanal, focos de incêndio foram registrados em municípios como São Gabriel do Oeste, Costa Rica, Camapuã e Naviraí. Mesmo com a chegada de uma frente fria temporária, especialistas alertam que as condições climáticas podem voltar a piorar na próxima semana, reacendendo o alerta máximo para novos focos.
O governador Eduardo Riedel, em reunião ministerial em Brasília, destacou a importância do apoio federal e das Forças Armadas para a continuidade das ações de combate aos incêndios e a assistência aos afetados, incluindo o socorro a 230 famílias ribeirinhas no Pantanal.
Animais afetados pelos incêndios, como as onças-pintadas Miranda e Antã, seguem em tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em Campo Grande, com boas perspectivas de recuperação.
Comentários