Domingo, Novembro 24, 2024
spot_img
InícioESPORTESBarcelona empilha decepções no mercado de transferências e aumenta drama financeiro

Barcelona empilha decepções no mercado de transferências e aumenta drama financeiro

spot_img

A crise do Barcelona ultrapassa as quatro linhas e também mexe diretamente com o caixa do clube nas últimas temporadas. O “efeito dominó” causado pelas quedas de receitas e erros na hora das contratações acabaram agravando a situação dos Blaugranas. Nesta sexta-feira, o Barça viu mais uma das suas grandes contratações da última temporada ir embora sem custos, para evitar um prejuízo ainda maior.

De volta ao Manchester City, Iljay Gundogan ficou apenas uma temporada no Barcelona. O meia de 33 anos deixou o clube de graça em uma manobra dos Blaugranas, que optaram por perder o jogador para aliviar a folha salarial. Na avaliação do clube, o alemão era um “peso” descartável para os cofres do clube e ainda teria mais dois anos de contrato para receber.

Com a passagem pouco empolgante pelo Barça, Gundogan se tornou mais um erro estratégico dos Culés, que tentam seduzir jogadores experientes e livres no mercado com longos contratos. 

Situação parecida vive atualmente o zagueiro Iñigo Martínez, contratado sem custos na temporada passada após encerrar seu vínculo com o Athletic Bilbao. O zagueiro, de 33 anos, assinou com o Barça por um salário satisfatório, mas não conseguiu atingir as expectativas dentro de campo e nem alcançar a titularidade plena. Com mais um ano de contrato, o espanhol acabou ultrapassado na disputa por posição pelo promissor Pau Cubarsí.

A dificuldade para chegar ao equilíbrio financeiro também levou o clube catalão a nem cogitar a permanência de jogadores que chegaram por empréstimo na última janela. Os principais casos foram da dupla portuguesa João Cancelo e João Félix. Sem créditos para costurar uma negociação com Manchester City e Atlético de Madrid, respectivamente, o Barça vetou a continuidade dos dois jogadores.

A gestão de Joan Laporta é marcada principalmente por contratações sem grandes impactos tecnicamente e que acabam oferecendo pouco dentro de campo. Embora sem altos investimentos, as chegadas não agregam o suficiente para recolocar o Barcelona no caminho das grandes conquistas.

Memphis Depay, Pierre Aubameyang, Adama Traoré, Luuk de Jong, Franck Kessié, Héctor Bellerín, Marcos Alonso, Oriol Romeu, são alguns dos nomes que chegaram de graça ou com custos baixíssimos aos cofres blaugranas, mas foram pouco aproveitados pelos treinadores e foram negociados na temporada seguinte a chegada, seja por empréstimo ou em definitivo.

Além das saídas para desafogar as contas, o Barcelona também sofre para tentar diminuir o prejuízo com os grandes investimentos. Mesmo com La Masia produzindo promessas em larga escala, o time espanhol se incomodou com as contratações certeiras do Real Madrid e outros gigantes europeus e voltou a apostar em prodígios formados em outros clubes.

O caso mais recente foi de Vitor Roque. O Barça negociou a contratação da joia brasileira em uma transferência que poderia chegar a 74 milhões de euros (R$ 394,8 milhões na cotação da época). Entretanto, o Tigrinho não agradou o técnico Xavi e recebeu poucas oportunidades na sua temporada de estreia. 

Agora, o Barcelona busca uma alternativa para negociar o atacante e receber uma compensação financeira para diminuir o prejuízo com a contratação. O brasileiro, recentemente, recebeu sondagens do Sporting, mas deve permanecer no futebol espanhol e rumar ao Real Betis.

Vitor Roque não é o único nome valioso que o Barcelona gostaria de negociar nesta janela para “fazer caixa”. Ferrán Torres também está à venda pelos Culés, pois apesar de receber mais oportunidades do que o companheiro brasileiro não é uma unanimidade no clube e sua venda poderia render um valor considerável para ser investido em outros nomes.

Enquanto busca o equilíbrio perfeito para as suas finanças e sobrevive sem poder contar com as receitas do Camp Nou, o Barcelona busca reforços pontuais para Hans Flick. O único grande investimento feito nesta janela veio para contratar Dani Olmo, comprado junto ao RB Leipzig.

Além do campeão europeu pela seleção da Espanha, o Barça também garantiu a permanência de Pau Víctor. O atacante estava emprestado pelo Girona e foi comprado em definitivo.

Apesar das contas apertadas, o clube catalão ainda sonha com uma grande aventura para tentar formar o trio campeão da Eurocopa, Lamine Yamal, Dani Olmo e Nico Williams. Para retomar as negociações pelo atacante do Athletic, os Culés precisam de pelo menos mais uma venda significativa. 

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img