Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Bebê de dez meses, primeiro infectado por poliomielite em Gaza desde 1999, corre risco de vida

23/08/2024 às 07:56
3 min de leitura
Paramédicos carregam um corpo do local de um ataque israelense

Anuncie Aqui

ONU faz apelo por pausa humanitária para vacinar mais de 640 mil crianças e conter avanço da doença.

Um bebê de 10 meses, o primeiro caso de poliomielite na Faixa de Gaza em 25 anos, já está com o corpo paralisado e sua vida corre risco, conforme informou nesta sexta-feira (23) a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA). A rápida propagação da doença está associada à falta de higiene e saneamento no enclave, agravada pela guerra.

Philippe Lazzarini, secretário-geral da UNRWA, pediu uma pausa humanitária urgente para que todas as crianças menores de dez anos possam ser vacinadas. “A poliomielite não fará distinção entre crianças palestinas e israelenses”, alertou Lazzarini nas redes sociais, destacando a necessidade de segurança para a distribuição de vacinas em meio ao conflito.

Desde o início da guerra, 80% das crianças de Gaza foram vacinadas contra diversas doenças, mas a detecção do poliovírus em amostras ambientais de Gaza elevou o temor de um surto. As agências da ONU estão pressionando por uma trégua de sete dias no final de agosto para vacinar mais de 640 mil crianças em duas etapas. A crise de saúde na região inclui, além da poliomielite, surtos de hepatite A, doenças de pele e diarreia, exacerbados pela

*Com informações da EFE
Publicado por Marcelo Bamonte

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias