Bebê de dez meses, primeiro infectado por poliomielite em Gaza desde 1999, corre risco de vida

Paramédicos carregam um corpo do local de um ataque israelense

ONU faz apelo por pausa humanitária para vacinar mais de 640 mil crianças e conter avanço da doença.

Um bebê de 10 meses, o primeiro caso de poliomielite na Faixa de Gaza em 25 anos, já está com o corpo paralisado e sua vida corre risco, conforme informou nesta sexta-feira (23) a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA). A rápida propagação da doença está associada à falta de higiene e saneamento no enclave, agravada pela guerra.

Philippe Lazzarini, secretário-geral da UNRWA, pediu uma pausa humanitária urgente para que todas as crianças menores de dez anos possam ser vacinadas. “A poliomielite não fará distinção entre crianças palestinas e israelenses”, alertou Lazzarini nas redes sociais, destacando a necessidade de segurança para a distribuição de vacinas em meio ao conflito.

Desde o início da guerra, 80% das crianças de Gaza foram vacinadas contra diversas doenças, mas a detecção do poliovírus em amostras ambientais de Gaza elevou o temor de um surto. As agências da ONU estão pressionando por uma trégua de sete dias no final de agosto para vacinar mais de 640 mil crianças em duas etapas. A crise de saúde na região inclui, além da poliomielite, surtos de hepatite A, doenças de pele e diarreia, exacerbados pela

*Com informações da EFE
Publicado por Marcelo Bamonte

Fonte: Jovem Pan News

Comentários