ONU faz apelo por pausa humanitária para vacinar mais de 640 mil crianças e conter avanço da doença.
Um bebê de 10 meses, o primeiro caso de poliomielite na Faixa de Gaza em 25 anos, já está com o corpo paralisado e sua vida corre risco, conforme informou nesta sexta-feira (23) a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA). A rápida propagação da doença está associada à falta de higiene e saneamento no enclave, agravada pela guerra.
Philippe Lazzarini, secretário-geral da UNRWA, pediu uma pausa humanitária urgente para que todas as crianças menores de dez anos possam ser vacinadas. “A poliomielite não fará distinção entre crianças palestinas e israelenses”, alertou Lazzarini nas redes sociais, destacando a necessidade de segurança para a distribuição de vacinas em meio ao conflito.
Desde o início da guerra, 80% das crianças de Gaza foram vacinadas contra diversas doenças, mas a detecção do poliovírus em amostras ambientais de Gaza elevou o temor de um surto. As agências da ONU estão pressionando por uma trégua de sete dias no final de agosto para vacinar mais de 640 mil crianças em duas etapas. A crise de saúde na região inclui, além da poliomielite, surtos de hepatite A, doenças de pele e diarreia, exacerbados pela
*Com informações da EFE
Publicado por Marcelo Bamonte
Very sad. @WHO confirms that a 10-month-old baby in #Gaza is now paralysed due to #Polio. The first case in more than 25 years.
Polio will not make the distinction between Palestinian & Israeli children.
Delaying a humanitarian pause will increase the risk of spread among…— Philippe Lazzarini (@UNLazzarini) August 23, 2024
Fonte: Jovem Pan News
Comentários