Incêndios florestais em áreas urbanas prejudicam meio ambiente e a saúde da população
Anuncie Aqui
Ações humanas e tempo seco aumentam os riscos de incêndios no Pantanal e em áreas urbanas, gerando sérias consequências para a saúde e segurança.
Os incêndios florestais e urbanos têm causado impactos significativos no Mato Grosso do Sul, afetando tanto o meio ambiente quanto a saúde da população. No Pantanal, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMMS) segue atuando em várias regiões para combater os focos de incêndio. Ao mesmo tempo, as áreas urbanas também enfrentam um número crescente de queimadas, muitas vezes provocadas pela ação humana.
No bairro Jardim Samambaia, em Campo Grande, moradores relatam dias de tensão com o fogo se aproximando das casas. Segundo Edson Ortiz, de 64 anos, o incêndio começou após alguém atear fogo em um sofá descartado ilegalmente. O incêndio espalhou-se rapidamente, ameaçando residências e animais que fugiam do local.
Além dos danos ambientais, os incêndios têm mobilizado o CBMMS. Desde o início do ano, mais de 3,3 mil ocorrências de incêndios em vegetação foram atendidas no Estado. Com o clima seco e temperaturas elevadas, o número de casos tem aumentado, com mais de 800 registros só em Campo Grande.
A empresária Dayane Lima, de 37 anos, moradora do Parque dos Laranjais, relatou múltiplas tentativas de incêndio criminoso em um terreno baldio próximo à sua casa. “As pessoas não percebem a gravidade da situação climática e continuam provocando queimadas”, desabafou.
O CBMMS reforça que o uso do fogo para limpeza de terrenos é crime e pede que a população denuncie queimadas às autoridades. Além de prejudicar a saúde, as queimadas podem atrair animais perigosos e colocar em risco as moradias próximas.
Denúncias de queimadas urbanas podem ser feitas pelos canais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), pela Guarda Civil Metropolitana, ou diretamente ao Corpo de Bombeiros.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários