O Boca Juniors foi eliminado pelo Cruzeiro nos pênaltis, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Mas não só de más notícias foi a quinta-feira (22) para os torcedores do clube, já que a cerca de 600km do Mineirão, os Xeneizes contaram com uma “ajudinha” do São Paulo para garantir vaga no Mundial de Clubes de 2025.
Apenas uma equipe poderia tirar o posto do Boca no Super Mundial, através do ranking de clubes da Conmebol na Fifa. E essa equipe era justamente o adversário do Tricolor Paulista pelas oitavas da Copa Libertadores. Derrotado por 2 a 0 Nacional, no estádio do Morumbis, o time uruguaio não pode mais ultrapassar o Boca.
Essa era a penúltima vaga para países da América do Sul para a disputa do Mundial. Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estava garantidos, pelos troféus respectivamente em 2021, 2022 e 2023, enquanto o River Plate também chegou à disputa através do ranking.
Resta apenas um lugar para os países sul-americanos no Mundial de Clubes e ele será preenchido com o campeão da Liberta em 2024. Em caso de título de uma das equipes já classificadas, os casos de Flamengo, Fluminense e River, o posto será herdado pelo ranking. O Olimpia tem o melhor índice no momento.
Após o desfecho dos participantes da América do Sul, restará apenas mais uma equipe para preencher os 32 classificados. Como os Estados Unidos são o país-sede, um time da Major League Soccer vai fechar o alinhamento.
América do Sul – Palmeiras, Flamengo, Fluminense, River Plate, Boca Juniors
Europa: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, PSG, Internazionale, Porto, Benfica, Juventus, Atlético de Madrid, RB Salzburg
Ásia: Al-Hilal, Urawa Red Diamongs, Ulsan Hyundai, Al Ain
África: Al Ahly, Wydad Casablanca, Espérance, Mamelodi Sundowns
América do Norte, Central e Caribe: Monterrey, Seattle Sounders, León, Pachuca
Oceania: Auckland City
Fonte: Ogol
Comentários