Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Governo de MS formaliza criação de quadro de oficiais e praças temporários do Corpo de Bombeiros

28/08/2024 às 08:51
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Governo do MS formaliza criação de quadro de oficiais e praças temporários no Corpo de Bombeiros

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul sancionou nesta quarta-feira (28) a criação do quadro de oficiais especialistas e de saúde, além de praças temporários do Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS). A nova legislação permite a contratação de oficiais no posto de 2° tenente por meio de processo seletivo simplificado na modalidade de Contratação de Longo Prazo (CLP), com limite máximo de atuação de sete anos na corporação.

Esses oficiais poderão atuar como especialistas ou profissionais de saúde temporários, desempenhando funções que incluem o atendimento ao público e outras atividades inerentes à carreira.

Para os praças, a legislação permite a admissão na graduação de soldado-auxiliar de operações de bombeiro militar por meio das modalidades CLP ou Contratação Sazonal Específica (CSE). Esses profissionais também serão selecionados por processo seletivo simplificado.

A lei limita o número de bombeiros temporários, estipulando que eles não podem exceder 50% do efetivo previsto para o posto de segundo-tenente e soldado. Para regulamentar o ingresso dos temporários, será publicada uma lei específica que determinará os direitos e prerrogativas dos oficiais e praças.

O projeto de lei foi encaminhado à Assembleia Legislativa em julho deste ano, em resposta à demanda da corporação e em conformidade com a lei federal nº 14.751/2023, que estabelece normas para as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros do Brasil.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias