Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioESPORTESMata-mata da Copa do Brasil revive confrontos que impulsionaram campanhas de título

Mata-mata da Copa do Brasil revive confrontos que impulsionaram campanhas de título

spot_img

As quartas de final da Copa do Brasil continuam nesta quinta-feira, 28, com mais duas partidas de ida. Os duelos são Juventude x Corinthians e Vasco x Athletico Paranaense.

A última vez que esses confrontos aconteceram na competição foram parte de trajetórias que terminaram com título do time gaúcho e do Cruz-Maltino. 

Em 1999, o Juventude conquistou o que é, até agora, o maior título da sua história: a Copa do Brasil. Naquele ano eliminou Guará e Fluminense (com direito a goleada por 6 a 0) até chegar na fase oitavas de final e bater de frente com o Corinthians. Naquele ano, o Timão tinha nomes como Gamarra, Sylvinho, Amaral, Vampeta, Marcelinho Carioca, Ricardinho Dinei e Edilson. 

No entanto, o Juventude não se intimidou diante dos destaques do time paulista (que naquele ano foi campeão brasileiro) e conseguiu duas seguras vitórias. Na ida, em casa, venceu por 2 a 0, com gols de Capone e Índio Alagoano. Já na volta, venceu por 1 a 0 com o tento de Márcio Mixirica. 

Depois de eliminar o Timão, o Juventude conseguiu passar pelo Bahia vencendo nos pênaltis, em plena Arena Fonte, depois de dois empates em 2 a 2. A semifinal foi com goleada diante do rival Internacional e o título foi conquistado diante do Botafogo. O time gaúcho terminou aquela Copa do Brasil com o melhor ataque, maiores goleadas, invicto e com maior número de vitórias. Capone brilhou com cinco gols marcados. 

Ao torcedor do Juventude que se apega a algumas coincidências, a sequência de jogos da atual Copa do Brasil é bem parecida com a de 1999. Na ocasião enfrentou o Corinthians depois de eliminar o Fluminense, assim como agora. Também teve como adversário o Bahia na fase seguinte. O chaveamento coloca as equipes frente a frente em caso de classificação nas quartas.

Com temporadas ruins na última década, o Vasco viveu o seu último momento de glória em 2011, quando conquistou a Copa do Brasil. Curiosamente, nas quartas de final daquele ano teve pela frente o Athletico Paranaense, no que foi um duelo extremamente equilibrado. Antes do Furacão, o time carioca eliminou Comercial, ABC e Náutico. 

O primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil de 2011 aconteceu na Arena da Baixada. O Vasco chegou a ficar na frente por duas vezes com Alecsandro e Diego Souza, mas já na reta final Paulo Baier marcou o gol que sacramentou o 2 a 2. Oito dias depois, as equipes se reencontraram em São Januário e o Athletico estava se classificando até os 35 minutos do segundo tempo, quando Élton empatou para o Cruz-Maltino. A classificação aconteceu por conta do antigo critério de gols fora.

Depois de passar pelo Athletico, o Vasco eliminou o Avaí na semifinal e enfrentou o Coxa na grande final. A primeira partida foi com vitória por 1 a 0. Já a volta no Couto Pereira foi emocionante, com o Coritiba vencendo por 3 a 2. Mais uma vez o critério de gols fora foi determinante para o time carioca.  

Naquela Copa do Brasil, o Vasco contou com talvez seu último elenco que deixou boas lembranças ao torcedor, com grandes atuações de Dedé, Diego Souza, Felipe, Allan, Éder Luís e Alecsandro, que foi artilheiro da competição, com cinco gols. ‘O Trem Bala da Colina’ ficou com o título. 

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img