Tufão Shanshan atinge o Japão e governo pede retirada de 4 milhões de pessoas

Um trabalhador está em cima de um grande entulho carregado por ventos fortes gerados pelo tufão Shanshan em Miyazaki, ilha de Kyushu, sudoeste do Japão, 29 de agosto de 2024. O poderoso tufão Shanshan atingiu a ilha principal de Kyushu, no sudoeste do Japão. A Agência Meteorológica do Japão e os governos locais emitiram alertas de desastres naturais, enquanto as operadoras de transporte cancelaram trens e voos para a ilha principal do sudoeste.

Tufão Shanshan causa destruição no sul do Japão, com mortes, desaparecidos e milhões de pessoas deslocadas

Quase 4 milhões de pessoas no sul do Japão foram forçadas a deixar suas casas nesta quinta-feira (29) devido à chegada do tufão Shanshan. A tempestade já causou três mortes, um desaparecido e deixou dezenas de feridos, além de mais de 250 mil residências sem energia elétrica. Autoridades emitiram alertas de emergência e recomendaram evacuação, principalmente para a ilha de Kyushu, que enfrenta risco de inundações e deslizamentos de terra.

O tufão interrompeu a rotina do país, com o cancelamento de mais de 700 voos, a suspensão de trens-bala e o fechamento de grandes empresas como Toyota, Honda, Mazda e Nissan. A situação é agravada por chuvas torrenciais, que podem atingir até 500 milímetros em algumas áreas.

As autoridades japonesas estão mobilizadas para responder ao desastre, enquanto a tempestade avança lentamente, ainda representando sérios riscos com fortes chuvas e ventos, apesar de seu enfraquecimento gradual.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Tamyres Sbrile

Fonte: Jovem Pan News

Comentários