Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
ESTADO

Policial civil condenado por integrar organização criminosa volta à ativa

30/08/2024 às 14:32
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Policial civil condenado por integrar organização criminosa volta à ativa em MS

O policial civil Frederico Maldonado Arruda, condenado por integrar uma organização criminosa armada na Operação Omertà, retornará ao serviço ativo, conforme publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (30). Arruda, que havia sido condenado a cinco anos e quatro meses de prisão, teve sua pena ampliada para nove anos. Ele foi preso duas vezes no âmbito da operação Omertà, deflagrada pelo Garras e Gaeco.

Apesar de sua condenação, uma portaria assinada pelo corregedor-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Clever José Fante Esteves, determinou a revogação do afastamento compulsório de Arruda. Segundo o documento, não há decisão judicial que imponha restrições de liberdade que o afastem de suas funções como investigador na Polinter.

A Operação Omertà investigou uma organização criminosa armada com divisões claras de liderança, logística e execução de homicídios. A operação foi desencadeada após uma série de execuções em Campo Grande, e o envolvimento de Arruda foi um dos desdobramentos das investigações.

Em janeiro deste ano, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul solicitou a perda do cargo de Arruda. No entanto, com a decisão atual, ele poderá retomar suas funções na Polícia Civil.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias