Racib foca em rigidez financeira, PPP’s, ‘CNH 0800’ e ‘Rua da Cerveja’
Anuncie Aqui
Racib foca em rigidez financeira, PPP’s, ‘CNH 0800’ e ‘Rua da Cerveja’
O Plano de Governo de Racib Harb (Partido Novo), que tem como vice Oswaldo Arnez, aposta em austeridade financeira na gestão, descentralização, secretarias enxutas, acompanhamento de perto do orçamento e parceria com a iniciativa privada para diversos serviços. Proposições diferenciadas como disponibilizar CNH (Carteira Nacional de Educação) gratuita, criação da “Rua da Cerveja”, criação da Delegacia de Combate a Corrupção chamam a atenção.
Com o lema “O Novo é Você que Escolhe”, destaca-se o “registro de ideias que foram criadas em reuniões de trabalho com dezenas de pessoas”, sem promessas fantásticas.
Para a sigla, é importante adotar medidas eficazes com valorização da gestão pública colaborativa (vereadores e servidores), participativa, e inovadora.
Para a ‘máquina’ estão entre as proposições uma gestão efetuada com o menor número de secretarias (entre seis e oito) com quatro organismos coligados. No caso, a Secretaria de Gestão orçamentária fará licitação com novo modelo de protocolos de segurança e a ordenação de despesas das demais secretaria auxiliando os gestores das pastas dia a dia, com o real orçamento disponível para utilização e orientações de planejamentos para a incumbência de propor a LDO (2025) – Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Orçamento Geral do Município com foco principal na elaboração do novo PPA – Plano Plurianual que deverá ser seguido à risca nos próximos anos. Consta ainda a avaliar de forma muito ‘séria’ o número e a necessidade de cargos comissionados e avaliar a lista de imóveis que a Prefeitura tem, vendendo ou permutando aquilo que não tem necessidade.
Outro ponto enfatizado é ‘descentralização’ com proposta por exemplo, da criação de ‘sub prefeituras’ dos distritos e das aldeias, com o objetivo de aproximar os serviços públicos dos cidadãos que residem nas localidades. Ainda neste sentido, outra proposta é a adoção de pequenos territórios, onde cada um deles irá contar com aproximadamente 20 a 25 mil moradores, visando cada as necessidades caso a caso.
Parcerias com a iniciativa privada são apontadas como sugestão em diversas vezes como a concessão do estádio Douradão (Frédis Saldivar) para a iniciativa privada com contrapartida de criar uma da Arena voltada a oferecer melhores condições a todos que atuam em prol do esporte e Paradesporto local, do lazer ao alto rendimento, a instituição da parceria verde (Adote uma Praça) com a manutenção de áreas verdes pelo setor privado. A sigla acredita que “parcerias públicos privada trouxe à tona uma nova forma de tratar as concessões e assim possibilitar ao gestor a chance de colocar à disposição da gestão compartilhada setores que podem ser um grande entrave para sua manutenção”.
Um diferencial é intenção de implantar a Delegacia de Combate Corrupção. A intenção seria a maior transparência na administração pública, inibindo desvios de condutos de gestores e servidores. Para tanto, a ideia é contar com a parceria do Governo Estadual e Federal, no entanto, não são apresentadas as técnicas que seriam usadas para a eficiência desta.
Harb aposta na implantação do Programa Saúde Inteligente com a reestruturação da Saúde Pública com investimento na atenção primária, com a regionalização de unidades básicas de saúde de acordo com os territórios do cidadão e atendimento pleno das 06h às 23:59h. O acesso às consultas seria imediato com agendamento digital e tratamento completo com o fornecimento de medicamentos nos casos de baixa complexidade, na intenção de desafogar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para casos de emergências.
Para o público jovem, o plano destaca entre as ações o projeto “Depois da Faculdade”, que seria destinado para os jovens recém formados, com auxílio de bolsa de estudo para mestrados e doutorados com valores determinados de acordo com o orçamento municipal tripartite (próprio, social e educação). Destaque ainda para o Programa “CNH 0800” que visa subsidiar a primeira Carteira Nacional de Habilitação para jovens com renda familiar de até 02 salários mínimos.
O plano versa ainda sobre fortalecer diversos segmentos como saúde, educação, por meio de “Territórios Cidadãos”, o que seria um inovador e moderno conceito de Gestão Pública pautada na Governança.
“A ideia é promover que esses territórios regionalizados se urbanizem socialmente fortalecendo o comércio local propiciando ao morador todos os serviços na sua região encurtando o deslocamento até uma região mais central a cidade que irá favorecer a administração levar os serviços públicos com mais qualidade como saúde e qualidade de vida, educação e ensino, ronda escolar, iluminação pública, novos conceitos de moradias, saneamento básico, áreas de lazer e esporte, novo conceito de transporte público, economia criativa com a industrialização de pequenos negócios, além de outros”, cita.
O Plano de Governo de todos os candidatos à prefeitura de Dourados estão disponíveis no Portal Divulga Cand e podem ser acessados na íntegra. O endereço é: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários