O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. No duelo direto pela ponta da tabela, o Botafogo dominou o Fortaleza, contou com uma noite inspirada de Igor Jesus e roubou o topo do rival. No Nilton Santos, o Alvinegro fez um confronto intenso, impositivo e acabou recompensado na reta final.
Com uma partida a mais, o Botafogo voltou a liderança do Brasileirão e chegou aos 50 pontos. Já o Fortaleza perdeu o posto e caiu para segundo, com 48. O Leão ainda tem um jogo atrasado na competição a ser recuperado contra o Internacional, no Beira-Rio.
Na disputa direta pela liderança do Brasileirão, o Botafogo aceitou os riscos e pressionou de forma agressiva o Fortaleza. No Nilton Santos, o time carioca avançou as linhas de marcação e sufocou o Leão no campo de ataque.
O time de Arthur Jorge sofreu um desfalque logo cedo e perdeu Cuiabano por lesão muscular. Com a entrada de Marçal, o Glorioso abdicou das jogadas por ultrapassagem e perdeu uma alternativa na criação.
Apesar do volume ofensivo e a grande presença no campo de ataque, o Botafogo demorou para encaixar o último passe e deu de cara uma carreira na frente da área do Fortaleza. O Leão montou uma muralha para defender sua liderança e dificultou as criações do cariocas.
Além de defender com precisão, o Fortaleza também manteve acesa a sua rota de escape e procurou transições rápidas para aproveitar a postura ofensiva do Botafogo. Embora as iniciativas encaixadas, o time de Vojvoda também não conseguiu encontrar brecha no trecho final do campo.
Na reta final do primeiro tempo, o Botafogo subiu o tom e aumentou as tentativas de finalização. Na bola aérea, o Alvinegro sua primeira e única chance com liberdade, mas não aproveitou. Em jogada pela direita, Savarino cruzou na medida e Igor Jesus, livre na pequena área, e testou por cima da meta.
No segundo tempo, os dois times fizeram a manutenção das suas posturas e continuaram apostando fielmente nas suas estratégias. Com maior objetividade, o Botafogo passou aumentou o ritmo da partida.
Com a confiança no alto, o Glorioso usou a individualidade para quebrar as linhas de marcação do Fortaleza, mas exagerou no preciosismo. Na melhor iniciativa, Luiz Henrique deixou a marcação para trás e demorou para soltar a bola, terminando desarmado pela defesa do Leão.
Sem conseguir conectar trocas de passes, a bola aérea surgiu novamente com uma alternativa eficaz e quase deu a vantagem ao Fogão. Desta vez com Marçal cruzando na medida e Igor Jesus desviando para as redes. No entanto, o assistente apontou impedimento na jogada e anulou a vantagem alvinegra.
O Fortaleza aproveitou a queda de ritmo do Botafogo para minimizar a pressão. Os visitantes deixaram de lado as transições rápidas e passaram a valorizar a posse de bola, buscando espaços para criar ofensivamente.
A presença do Leão no ataque, por outro lado, ofereceu campo para o Botafogo atacar em velocidade e o Glorioso precisou de apenas uma saída encaixada. Aos 28, Barboza descolou lançamento do campo de defesa e Cardona deu espaço para Igor Jesus dominar. O atacante alvinegro ajeitou com o peito dentro da área e, sem perder tempo, disparou cruzado para estufar as redes de João Ricardo.
Sem outra alternativa, o Fortaleza precisou correr atrás do tempo perdido. Os papeis se inverteram e o Botafogo esperou o Leão para contragolpear. Em uma noite inspirada de Igor Jesus, o Glorioso voltou a servir seu atacante e definiu o placar. Aos 46, Marlon Freitas tocou para o camisa 99 disparar em liberdade e tocar na saída de João Ricardo para completar a festa no Nilton Santos e devolver a liderança ao Alvinegro.
Fonte: Ogol




Comentários