Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Obras de contenção e telamento avançam na Penitenciária de Segurança Máxima da Capital

03/09/2024 às 05:34
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Agepen/MS Avança com Obras para Reforçar a Segurança na Máxima de Campo Grande

A Agepen/MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) está em plena execução das obras para fortalecer a segurança no Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” (EPJFC), conhecido como Máxima de Campo Grande, a maior unidade prisional da capital.

A principal fase das obras está centrada na construção de um muro de contenção, essencial para a futura instalação de telas sobre os pavilhões. Essas medidas visam enfrentar um dos maiores desafios enfrentados pelo sistema penitenciário: o arremesso de itens ilícitos, muitas vezes realizado por drones.

As obras começaram pelo pavilhão 1, o mais próximo da rua. Estão sendo construídos muros de concreto usinado de 8 metros de altura, com parte da estrutura em chapa de aço, proporcionando proteção extra contra possíveis tentativas de escalar ou cortar as telas. No total, quatro muros serão construídos, abrangendo também o pavilhão 2, todos seguindo o mesmo modelo.

Atualmente, o muro de concreto já atinge 2,20 metros de altura e, sobre ele, está sendo instalada uma estrutura de aço que, ao final, atingirá os 8 metros planejados. As telas de segurança serão adicionadas após essa fase.

Um detalhe interessante do projeto é que um guindaste especializado foi fabricado no próprio presídio, utilizando mão de obra prisional, para levantar as chapas de aço e estruturas. A etapa seguinte será a instalação das telas de segurança.

Segundo o diretor do presídio, Milson Caetano, imprevistos durante as obras, como a descoberta de encanamentos e concreto remanescente de antigos túneis de fuga, causaram atrasos no cronograma inicial. No entanto, a equipe de construção tem trabalhado para resolver esses desafios.

Além da Máxima, o Instituto Penal de Campo Grande, o segundo maior presídio da capital, também está passando por um processo de instalação de telas de segurança. O mesmo procedimento deverá ser estendido ao Presídio de Trânsito, no Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste. As penitenciárias da Gameleira já contam com essas medidas de proteção.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias