População em Situação de Rua em MS Atinge 3.228 Pessoas, Segundo IBGE

Homens entre 30 e 59 anos e crianças de 0 a 14 anos compõem as principais faixas etárias da população em situação de rua no estado.

O Mato Grosso do Sul registra 3.228 pessoas vivendo nas ruas, de acordo com dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (6). A maioria dessa população é composta por homens, com idades entre 30 e 59 anos, seguidos por crianças de 0 a 14 anos. O levantamento revelou ainda que 83,6% das pessoas em situação de rua, com idade superior a 15 anos, são alfabetizadas.

O estudo também observou outras formas de moradia precária, como barracas improvisadas, estabelecimentos em funcionamento, estruturas degradadas ou inacabadas, além de veículos. Nesse contexto, 806 crianças de 0 a 14 anos estão em situação de rua, sendo a maioria delas menores de 9 anos.

Embora os homens dominem as estatísticas, o percentual de alfabetização entre as mulheres nessa situação é ligeiramente maior, com 84,7% contra 82,9% entre os homens.

Dados anteriores, publicados pelo Campo Grande News, apontaram um aumento significativo da população de rua nos últimos sete anos, com um crescimento três vezes maior desde 2016, especialmente nas cidades de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. A crise habitacional, desemprego e cortes em programas sociais são os principais fatores desse aumento.

Comentários