Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESCombate aos incêndios florestais em MS recebe reforços e permanece ativo em...

Combate aos incêndios florestais em MS recebe reforços e permanece ativo em todos os biomas

spot_img

Com o mês de setembro sendo um dos mais críticos, forças nacionais e estaduais intensificam ações de combate no Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

A estrutura de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul continua mobilizada e recebendo reforços das forças de segurança nacional e de estados parceiros. O mês de setembro é considerado um dos mais críticos para incêndios, especialmente no Pantanal, onde o Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS) concentra grande parte de seus esforços. As informações foram transmitidas nesta quinta-feira (12), durante o boletim semanal da Operação Pantanal 2024.

Segundo a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do CBMMS, além dos incêndios no estado, as queimadas nos países vizinhos, como Bolívia e Paraguai, estão atravessando a fronteira e agravando a situação. “Estamos atuando em várias frentes, inclusive na região do Porto Índio, próximo à aldeia dos guatós, com guarnições no local desde sexta-feira (6)”, destacou.

Reforço de estados parceiros

Nesta quinta-feira, militares do Rio Grande do Sul chegaram ao estado para substituir equipes que já estavam atuando, enquanto bombeiros de Sergipe também seguem no apoio. A expectativa é que novos reforços de outros estados e da Força Nacional cheguem nos próximos dias.

“Nossa estrutura continua mobilizada, com aeronaves, embarcações e viaturas. Setembro é um mês em que geralmente há mais ocorrências de incêndios florestais, e as condições atmosféricas estão extremamente propícias para a propagação do fogo. O cenário é crítico”, afirmou a tenente-coronel.

Previsão do tempo agrava situação

Enquanto as ações de combate são reforçadas, a previsão do tempo não é favorável. De acordo com a meteorologista Valesca Fernandes, coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a tendência é de temperaturas elevadas e baixa umidade nos próximos dias. “As temperaturas podem superar os 40°C, e a umidade relativa do ar deve ficar entre 7% e 20%, mantendo o risco elevado de novos focos de incêndio”, explicou.

Apesar da previsão de uma frente fria para o final de semana, com possibilidade de chuva entre os dias 14 e 15 de setembro, a melhora será temporária. “A umidade do ar pode chegar a 70%, mas o alívio será curto, e as condições de risco para incêndios devem voltar logo em seguida”, alertou a meteorologista.

Defesa Civil em ação humanitária

A Defesa Civil Estadual iniciará no domingo (15) a segunda etapa da assistência humanitária aos ribeirinhos do Pantanal. A ação, que começou em agosto, prevê atender cerca de 3 mil pessoas até novembro. Na primeira etapa, aproximadamente 450 pessoas foram auxiliadas com água potável, alimentos, assistência social e de saúde.

“Já distribuímos mais de 20 mil litros de água potável e estamos prontos para a segunda etapa, que vai beneficiar mais 450 famílias”, informou o coronel Hugo Djan, coordenador-geral da Cepdec (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil).

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img