Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img
InícioCIDADESDOURADOSHá quase 20 dias sem chuva, Dourados segue enfrentando umidade pior que...

Há quase 20 dias sem chuva, Dourados segue enfrentando umidade pior que de deserto

spot_img

Há quase 20 dias sem chuva, Dourados segue enfrentando umidade pior que de deserto

Desde o dia 08 de setembro, Dourados atinge níveis de umidade relativa do ar entre 10% a 12%, conforme o Guia Clima Embrapa. Tais condições são mais críticas do que a registrada no deserto do Saara, por exemplo, no Norte da África, em que a umidade do ar varia de 14% a 20%. 

São 18 dias sem chuvas expressivas (superiores a 5 mm), desde o dia 25 de agosto. Para setembro, a média de chuva estimada no município é de 97.7 mm. 

Em algumas cidades de Mato Grosso do Sul, a umidade relativa do ar tem atingido níveis ainda mais críticos, como em Amambai e Coxim, que nesta quarta-feira (11), registraram 8% e recentemente em Paranaíba e Três Lagoas, que registraram 7% –relembre aqui-. Nestes casos, a situação se assemelha por exemplo, aos níveis registrados no deserto do Atacama, no Chile, que chega a 5%, sendo este o deserto mais seco do mundo. 

O estado é considerado de emergência (abaixo de 12%). Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios.

Para esta quinta-feira (12), Mato Grosso do Sul está inserido em três alertas que indicam baixa umidade relativa do ar, sendo um entre 30% e 20%, outro entre 20% e 12% e outro abaixo de 12%. 

Está vigente ainda um alerta de “grande perigo” de onda de calor, com médias acima de 5°C para o período. A validade indicada para este aviso é entre a terça-feira (10) até a sexta-feira (13). 

Um alerta da Climatempo aponta ainda possibilidade rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no Estado. 

Na previsão detalhada, o Inmet aponta temperatura entre 22°C e 40°C, em Dourados nesta quinta-feira (12), não chove. Na sexta-feira (13), a mínima figura em 21°C e a máxima em 40°C, não chove. Para o sábado (14), a temperatura varia entre 22°C e 34°C, com possibilidade de chuva.  
 

Fonte: Dourados News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img