Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Nigéria, Gana, Colômbia… América-PE surpreende na busca por reforços em ‘Nova Era’

14/09/2024 às 09:01
3 min de leitura

Anuncie Aqui

No dia 21 de setembro será dada a largada para a Série A3 do Campeonato Pernambucano. Por lá chama a atenção um projeto inesperado e ambicioso, com o retorno do tradicional América de Pernambuco. Sob o comando de uma SAF e com aporte de investidores, o Mequinho tem surpreendido com contratações para o seu novo elenco e a busca por talentos internacionais. 

A primeira contratação a chamar atenção foi do atacante nigeriano Samuel Otusanya, que defendia o Haugensund, da Noruega. O jogador de 20 anos foi comprado por 57 mil euros, cerca de R$ 351 mil. Um valor irreal para equipes que estão na terceira divisão estadual. O jogador foi contratado m parceria com o Star Builders Academy e fechou um contrato com quatro anos de duração.

Ao NE45, o  o executivo de futebol do América-PE, Giuliano Consenza, explicou o planejamento adotado pelo América-PE. 

“O planejamento é de investir em mercados mais alternativos, vamos dizer assim. O clube tinha esse orçamento para aquisição de um atleta e queria que fosse um jogador africano. A partir disso, eu mesmo viajei para Gana para assistir a um torneio e buscar jogadores que pudessem vir. Mapeamos alguns, até alguns ganeses que queríamos não conseguimos trazer, mas o Samuel veio como uma opção nesse modelo de buscar jogadores africanos”, iniciou o dirigente.

Samuel Otusanya disputou 36 jogos e marcou 32 gols, além de dar nove assistências, no time B do Haugesund.

“Ele é um jogador que já teve participação na Seleção Nigeriana Sub-20, jogou na Noruega pela equipe B do Haugesund, fez alguns jogos pela 1ª Divisão do Campeonato Norueguês. A gente investigou, conversou com o presidente do clube, o treinador dele na equipe B, e analisamos o atleta para que pudéssemos fechar a contratação. É um investimento muito alto para um clube da Série A3, talvez a primeira vez na história do futebol brasileiro que isso acontece”, acrescentou.

Uma publicação compartilhada por América Futebol Clube Pernambuco (@americapefutebolclube)

Entre estrangeiros, o América-PE também contratou o zagueiro Santiago Sandoval, colombiano de 22 anos. Com passagem por seleções de base, ele estava no Internacional Palmira e no Brasil já atuou por Villa Nova-MG, Boa Esporte e Coimbra. Outro reforço internacional foi o goleiro Lawrence Ansah, de 23 anos, que foi destaque no FC Samartex, atual campeão de Gana. Também chegaram outros 14 reforços. 

No anúncio de Ansah, o América-PE reforçou que existe uma estratégia de investir no mercado africano. Na mesma entrevista ao NE45, o diretor deixou claro que o clube quer despontar nessa prospecção de valores e fazer caixa com isso. Além de retorno financeiro, outro objetivo é chegar na Elite estadual. 

“Nosso objetivo é, principalmente com o Sub-20, fazer dinheiro, porque é importante para dar fluxo de caixa para o clube. Mas também queremos chegar à 1ª Divisão estadual o mais rápido possível e já buscar classificação para a Série D. É um projeto ambicioso”, falou. 

Além dos reforços, o América-PE também chegou a um acordo com o Náutico para mandar seus jogos na terceira divisão no Estádios dos Aflitos. A estreia será no próximo sábado, contra o Pesqueira. 

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias