Sem entrar em quadra, Vasco vence o Magé por WO e conquista Cariocão polêmico
Anuncie Aqui
A final do Campeonato Carioca de Futsal 2024 foi decidida fora das quadras. No seu retorno à modalidade, o Vasco venceu o Mage por WO, após o não comparecimento da equipe, e conquistou o título estadual com uma dose de polêmica.
A decisão do Cariocão seria no último sábado (14), em uma final de jogo único para definir o título estadual. Por se tratar de apenas uma partida, o regulamento previa um local neutro para a realização do confronto.
Entretanto, a Federação Carioca de Futsal escolheu o Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, como palco da grande final. A quadra localizada em Teresópolis foi utilizada durante toda a temporada como a casa do Vasco em confrontos do estadual e do Campeonato Brasileiro e se tornou o motivo de polêmica na decisão.
Às vésperas da partida, o Magé entrou com um pedido de liminar no Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol de Salão do Rio de Janeiro, solicitando a mudança de local da decisão e iniciando uma disputa judicial sobre a partida. O TJDFS/RJ negou o pedido do clube e manteve a realização do confronto em Teresópolis.
Sem concordar com a decisão e entendendo haver um descumprimento do regulamento, o Magé não compareceu ao confronto e acabou sendo derrotado por WO.
Sendo assim, o título estadual ficou nas mãos do Vasco da Gama, que fez a festa no Pedrão mesmo sem precisar entrar em quadra para disputar a decisão. O time comandado por Ney Pereira completou sua campanha no estadual com oito vitórias, um empate, uma derrota e um triunfo por desistência.
Veja a nota das duas equipes sobre o ocorridos:
Posicionamento do Magé
“O Magé Futsal lamenta todo o ocorrido na data de hoje. É sabido por todos a dedicação que o clube tem ao Futsal, não só a nível Estadual, mas a nível Nacional também.
Houve claro descumprimento do Regulamento por parte da Federação de Futsal Carioca ao realizar a marcação de uma partida final em uma quadra que não é neutra. Inclusive, é público e notório que, o “Pedrão” é a casa do Vasco Futsal. Os cartazes colados nas paredes e as redes sociais estão aí para ratificar, assim como a realização da partida pela 4° rodada do returno, no dia 21-08-2024 contra o próprio Magé Futsal, exposto no site da ffserj para quem quiser ver.
O Magé esclarece também que toda a Diretoria do Vasco da Gama tinha conhecimento que não compareceríamos à partida, lhes foi informado com antecendência. Desde já, agradecemos o apoio dos torcedores do Magé e dos demais, que concordam com o nosso posicionamento. Não descumpriremos o regulamento.
Seguimos fortes!“
Posicionamento do Vasco da Gama
“O Magé Futsal/Liga Mageense, na véspera da final do Campeonato Carioca de Futsal, entrou com Mandado de Garantia, com pedido de liminar, no Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol de Salão do Rio de Janeiro (TJDFS/RJ) solicitando a mudança do local da partida, definido pela Federação desde a última quarta-feira (11/09).
O TJDFS indeferiu o pedido por entender que a não realização do jogo causaria prejuízos e instabilidade ao campeonato.
O Vasco manteve o planejamento inicial para a partida, seguiu para Teresópolis na véspera do jogo, compareceu ao local de disputa e aguardou a equipe adversária por 60 minutos, como prevê o regulamento. Com o não comparecimento do Magé Futsal/Liga Mageense, o Vasco aguarda a Federação oficializar o resultado de W.O e que o Club seja declarado campeão.
O Vasco, apesar de não concordar com a motivação, compreende o direito do adversário de ingressar na Justiça, contudo, lamenta a atitude de não comparecer ao jogo e não respeitar a decisão judicial. Os torcedores, os entusiastas, os colaboradores, os atletas e o futsal do Rio de Janeiro são os mais prejudicados“
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários